Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Mercado de carnes

Londrinense consome mais carneiro do que brasileiro

Rafael Fantin - Redação Bonde
10 abr 2013 às 19:57
- Gustavo Carneiro/Equipe Folha
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O sucesso da carne de cordeiro não se limita as churrascarias, onde o carneiro é a segunda carne mais pedida pelos clientes. Na região de Londrina, o consumo per capita é de 2 a 3 quilos, acima da média brasileira de 700 gramas.

A ascensão da carne de ovino no mercado foi tema do Ciclo de Palestras realizado nesta quarta-feira (10) no Parque Ney Braga durante a ExpoLondrina. O evento técnico reuniu cerca de 200 participantes para oito palestras técnicas sobre ovinocultura. Neste ano, cerca de 300 animais estão expostos na feira.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo o veterinário Luiz Fernando Coelho da Cunha Filho, diretor da Sociedade Rural do Paraná (SRP) e da Associação dos Criadores de Ovinos do Norte do Paraná (Ovino Forte), o aumento do poder aquisitivo da classe média contribuiu com a procura de carnes com maior valor agregado. "O mercado passou por um período de expansão e agora está consolidado", destacou.

Leia mais:

Imagem de destaque
Repetindo 2012

Magno Alves vence etapa do PBR em Londrina

Imagem de destaque
ExpoLondrina 2013

Supersafra impulsiona vendas de máquinas agrícolas

Imagem de destaque
Neste domingo

Confira a programação do último dia da ExpoLondrina

Imagem de destaque
Crescimento de até 30%

Comerciantes comemoram aumento nas vendas na ExpoLondrina


De acordo com o diretor, atualmente, o cliente já pode encontrar cortes específicos de carne de ovino e até embutidos, como linguiça. "Estamos buscando uma padronização no abate a partir da genética, idade e peso. Os animais são das raças Ille de France e Texel, possui entre 32 e 35 quilos e têm de 3 a 6 meses", detalhou.

Publicidade


Além disso, Filho informou que o leite de ovino também está entrando no mercado, principalmente com a produção de queijos no Paraná (região de Cascavel), Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Pequenas porções do queijo - tipo italiano – são comercializados por R$ 90,00 por quilo.


Segundo ele, até 100 matrizes por hectares viabiliza uma pequena produção de agricultura familiar, o que caracteriza a região de Londrina devido ao alto preço das terras. Os cães pastores são utilizados nestes rebanhos para controle e locomoção dos animais.

Publicidade


Cães de pastoreio


Dois cães participaram de um show na tarde de ontem na pista central do Parque Ney Braga para demonstrar a técnica de condução do rebanho de ovelhas. Os animais da raça border collie têm a capacidade de buscar a ovelha até mil metros de distância. Para agrupar o rebanho, os cães usam o olhar, no entanto, algumas mordidas não necessárias durante o primeiro contato com o rebanho.

O cachorro obedece o apito do treinador e se posiciona de uma maneira que leva o rebanho em direção ao ovinocultor. As ovelhas permanecem os olhos voltados para o curral até entender que o novo lugar de segurança é junto ao criador.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade