Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Alimentação saudável

Nutricionista informa como variar o cardápio de vegetais

Redação Bonde com Assessoria de imprensa
07 nov 2016 às 13:29
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Os vegetais são uma rica fonte de vitaminas e minerais que, no entanto, muitas vezes acabam ficando fora do cardápio diário. Dados da Organização Mundial da Saúde apontam que apenas 18% dos brasileiros consomem a quantidade de 400 gramas diárias recomendada pelo órgão. "Muitas pessoas dispensam a salada por não gostar do sabor. Alguns também reclamam da textura e do cheiro", explica a nutricionista e doutora pela Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto, Roberta Cassani.

O incentivo ao consumo da quantidade recomendada de vegetais ajuda a melhorar a qualidade da alimentação como um todo. Estudos internacionais sugerem que indivíduos que consomem mais frutas e hortaliças tendem a ingerir menos carnes, gorduras saturadas em geral e carboidratos refinados. "Além de diminuir a ingestão de alimentos calóricos, o consumo de vegetais, por seu alto conteúdo de água e fibras, promove, entre outros benefícios, a prevenção de doenças coronarianas, além de aumentar a saciedade, auxiliando no controle do peso", ressalta a especialista. Diante deste cenário, a Dra. Roberta listou 5 dicas para ajudar a inserir vegetais no seu dia a dia:

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Variedade é o segredo!

Leia mais:

imagem de legumes em uma bandeija
Oportunidade

Secretaria da Mulher oferta Curso de Manipulação de Alimentos em Londrina

Imagem de destaque
Participe!

CCI Oeste promove oficinas de culinária para idosos de Londrina

Imagem de destaque
Spaghetti, tagliatelle, fettuccine...

Inscrições para o curso gratuito de masseiro encerram nesta quarta em Cambé

Imagem de destaque
Participe!

Ingressos para a 1ª Oktober Curitiba estão à venda


Tente diversificar o modo de preparo dos vegetais. A variação de sabor, aparência e textura pode ajudar a aumentar a aceitação.

Publicidade


Abuse dos molhos


Sirva os vegetais acompanhados de maionese, ketchup, mostarda, mel e ervas para criar opções que agregam mais sabor aos vegetais. Um estudo realizado com 100 pessoas mostrou que a inclusão da maionese no preparo de legumes e verduras ajuda a aumentar o consumo de vegetais no dia a dia. Dos participantes, 92% passaram a consumir hortaliças ao incluir o ingrediente na refeição. É uma boa dica!

Publicidade


Gordura boa pode!


Inclua uma fonte de gorduras boas no prato. Azeites e maionese, por exemplo, associados aos vegetais, ajudam o corpo a absorver ainda mais os nutrientes desses alimentos.

Publicidade


Se é crocante, é gostoso


Acrescente crocância à salada, como torradas e castanhas. Para quem não gosta da textura, esse truque facilita a aceitação das folhas dos vegetais.


Use a criatividade!

Faça uma salada criativa. O prato não significa apenas alface e tomate. Você pode acrescentar pepino, cenoura, couve e outros tipos de folhas.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade