Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Incrementado

Confira oito dicas para fazer um arroz mais gostoso e saudável

Redação Bonde
05 out 2015 às 10:19
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Prato comum na mesa do brasileiro, o arroz é o terceiro cereal mais cultivado do mundo, perdendo apenas para as culturas de milho e trigo. Mais do que um acompanhamento, o alimento é um dos mais consumidos em todo o mundo, nos mais diferentes países e culturas. Os maiores produtores mundias estão na Ásia.

O nutrólogo e membro da Sociedade Brasileira de Alimentos Funcionais, Maximo Asinelli, afirma que o cereal é uma importante fonte de carboidratos, além de ser rico em vitaminas e minerais. Em relação ao valor calórico, o arroz branco e o integral – os preferidos dos brasileiros - ficam empatados. "Meia xícara de arroz integral tem cerca de 110 calorias, enquanto a mesma quantidade de arroz branco tem aproximadamente 100 calorias. A vantagem do integral é a quantidade de fibras, que nesta mesma quantidade pode chegar a 1,6 gramas. O branco possui apenas 0,03 gramas na mesma porção", ressalta o nutrólogo.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo dados do Ministério da Agricultura, cada brasileiro consome pelo menos 70 quilos de arroz por ano. Embora o mais consumido seja o branco, há uma boa variedade de tipos que podem ser aproveitados em receitas muito saborosas. A classificação do cereal ainda pode ser feita de acordo com o tipo de grão, que pode ser longo, médio ou curto.

Leia mais:

Imagem de destaque
Só faça!

22 de abril é Dia da Mandioca! Comemore com 13 receitas deliciosas

Imagem de destaque
Apenas faça!

Cinco receitas com chuchu para fazer já!

Imagem de destaque
Mais de 1.900 produtos avaliados

Londrina tem seis premiados no Mundial do Queijo; outros 55 premiados são do Paraná

Imagem de destaque
14 de abril

No Dia Mundial do Café, aprenda a preparar 12 receitas deliciosas


Fazer o arroz puro, branco e soltinho, é a forma mais prática de preparar o arroz. Mas o prato pode ser enriquecido com legumes, ganhando mais sabor e nutrientes. Confira abaixo algumas dicas elaboradas pela da nutricionista Marina Donadi para variar o modo de fazer e deixar seu arroz diário mais gostoso e saudável:

Publicidade


1. Reduza a quantidade de óleo


Uma das formas de deixar o arroz mais saudável é reduzir a quantidade de gordura. Uma colher de óleo é suficiente para o preparo de uma xícara de arroz cru.

Publicidade


2. Reduza a quantidade de sal


Se consumido em excesso, o sal pode desencadear problemas sérios à saúde, como desenvolvimento ou agravamento de hipertensão e doenças cardiovasculares. Por isso, procure reduzir a quantidade de sal adicionada ao arroz.

Publicidade


3. Evite temperos prontos


Em geral, os temperos industrializados são ricos em sódio e podem sobrecarregar os rins, elevar os níveis de colesterol e aumentar a pressão arterial. Além disso, contam com uma série de aditivos químicos, como corantes e conservantes.

Publicidade


4. Prefira o arroz integral


Não é novidade que o arroz integral traz mais benefícios do que o branco. Por não passar pelo processo de polimento, ele mantém a camada externa do grão e suas propriedades nutricionais. Rico em fibras, vitaminas e minerais, o arroz integral auxilia no bom funcionamento do intestino, reduz a absorção de gordura e prolonga a sensação de saciedade.

Publicidade


5. Incremente seu arroz


Alguns ingredientes como ervilha e milho são ótimas opções para incrementar o arroz de todo dia. A ervilha é rica em vitaminas e sais minerais e fornece nutrientes importantes para a manutenção da saúde óssea. Já o milho é um carboidrato de absorção lenta e rico em fibras, que auxiliam no bom funcionamento do intestino e ajudam a reduzir os níveis de colesterol. Mas a nutricionista alerta: por conta do processo de industrialização, os alimentos enlatados são ricos em sódio e pobres em nutrientes. Por isso, é interessante preparar o alimento em casa. Cozinhe o milho, retire da espiga e congele em pequenas porções.

Publicidade


6. Adicione oleaginosas


Além de adicionarem um sabor delicioso, as oleaginosas como castanhas, amêndoas e nozes deixam o alimento mais completo, pois são ricas em gorduras boas que ajudam a reduzir o colesterol. Além disso, ajudam a diminuir a velocidade com que o carboidrato será absorvido pelo corpo, prolongando a sensação de saciedade. Mas a nutricionista alerta: as oleaginosas são calóricas e devem ser consumidas com moderação por quem deseja perder ou manter o peso.


7. Adicione vegetais


Adicionar legumes como a cenoura é uma boa maneira de variar. Além de deixar o prato mais bonito e colorido, você aproveita os benefícios dos vegetais. As cenouras, por exemplo, são ricas em fibras e betacaroteno, que tem efeito antioxidante, além de vitamina A, fundamental para a saúde ocular. O brócolis também é uma ótima opção. Além de ter baixas calorias, o brócolis é rico em fibras, ferro, cálcio, magnésio e muitos outros nutrientes benéficos à sua saúde.


8. Aposte nas carnes

Se você não dispensa a boa e velha proteína, aposte em diferentes tipos de carne que podem ser acrescentadas ao arroz. Peito de frango em cubinhos, carne-seca desfiada e até pedacinhos de peixe são opções que dão muito sabor ao arroz. Para preparar, refogue a carne escolhida, em seguida, misture o cereal, refogue mais um pouco e acrescente água normalmente. (Com informações do Dicas de Mulher)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade