As Festas Julinas estão entre as festividades preferidas dos brasileiros por conta das brincadeiras, músicas e os quitutes marcantes dessa época. Por conta do isolamento social, a tradicional festa tem acontecido nos lares das famílias apenas com aqueles que moram na residência. Além da higienização necessária com as compras do mercado, a Dra. Myrna Campagnoli, endocrinologista e diretora médica do Laboratório Frischmann Aisengart, que integra a Dasa, dá dicas de pratos mais saudáveis para compor as refeições típicas desta época.
O milho verde:
Quando cozido é uma ótima fonte de vitaminas e fibra estimulam o trânsito intestinal. Milho verde também é rico em antioxidantes que garantem a saúde do coração e ajudam a reduzir os riscos de infecções.
Leia mais:
Nozes: aproveite a época para fazer dez receitas gostosas
Mania de pistache faz explodir importação do fruto, e Brasil corre para tentar cultivá-lo
Vagem está na época em novembro: Faça 11 receitas deliciosas!
Ingredientes locais e seu papel na Gastronomia Moderna Brasileira
Pipoca:
A pipoca é um alimento rico em antioxidantes, principais substâncias no combate aos radicais livres. Idealmente deve-se estourar o milho sem óleo e usar pouco sal. Uma característica que pouco se comenta é que a pipoca pode atuar também na perda de peso, pois possui baixas calorias e é rica em fibras.
Pinhão:
A semente é extremamente rica em nutrientes como cálcio, ferro, fósforo e vitaminas A e C que ajudam a manter a imunidade.
Amendoim torrado:
O amendoim torrado é rico em vitamina E, que auxilia também no aumento da imunidade.
A comemoração pode acontecer com tudo que a época permite, basta que busquemos itens mais saudáveis. "Estamos vivendo um momento complicado não só pela pandemia, mas porque estamos sofrendo com as mudanças de hábitos - e isto implica diretamente em nossa imunidade e saúde mental. Comemorar em casa é uma maneira de se divertir com a família e fazer opções que favoreçam a nossa saúde”, diz Myrna.
Higienização dos alimentos
Outro tema importante é a higienização dos alimentos e embalagens, tanto para o dia a dia quanto no período das festas. Ainda estamos em uma pandemia, não podemos nos descuidar no quesito higiene. É necessário que os alimentos sejam higienizados com água e sabão (ou álcool líquido 70% ou solução clorada) antes de serem armazenados ou consumidos. Frutas, verduras e legumes também devem receber os devidos cuidados.
"O milho, por exemplo, é um dos principais alimentos na Festa Julina. Ele deve ser retirado da embalagem original, ser lavado em água corrente e deixado de molho. Depois pode ser armazenado dentro de recipientes com tampa ou sacos plásticos na geladeira”, comenta a médica.