Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Vida saudável

Dieta equilibrada atua na prevenção de doenças do coração e auxilia no tratamento de câncer

Redação Bonde com assessoria de imprensa
18 dez 2020 às 16:24
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Buscar equilíbrio na hora de escolher os alimentos, além de garantir uma dieta saudável, também pode contribuir para a prevenção de algumas doenças e auxiliar no tratamento de outras. O potencial dos nutrientes na manutenção da saúde foi abordado pela nutricionista Deise Cristina Oliva Caramico Favero, Especialista em Nutrição Clínica e Docente do Centro Universitário São Camilo, durante o evento "Conexão Paciente, Família e Cuidador”, realizado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida.


De acordo com a profissional, a alimentação equilibrada, realizada várias vezes ao dia, pode evitar algumas doenças, entre elas as cardiovasculares. "Para isso, é importante considerar o que comer e em que quantidade eles devem ser ingeridos”. Para ilustrar a composição recomendada para as refeições, Deise utiliza a bandeira do Brasil e suas cores. A área verde deve representar metade do prato e incluir itens como verduras, frutas, legumes, leguminosas, leites e iogurtes sem gordura. Já o amarelo, presente em três quartos do prato, é reservado para cereais, preferencialmente integrais, tubérculos, óleos vegetais e oleaginosas como castanhas e nozes. Para o azul, alimentos a serem consumidos em menor quantidade, como carnes, queijos (brancos e amarelos), ovos e manteiga”.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A nutricionista também recomenda o consumo de frutas secas como fonte de fibras, minerais e vitaminas. "Por não terem açúcar, são mais saudáveis. Outro exemplo positivo é a semente de linhaça, que possui ômega 3, substância associada à prevenção de doença cardiovascular, por ter ação imunomoduladora e papel anti-inflamatório”. A especialista explica que a ingestão diária de ômega 3 por meio de refeições é muito pequena, por isso, muitas vezes é necessário prescrição de um suplemento, que deve ser realizada de forma individualizada e por um profissional habilitado.

Leia mais:

Imagem de destaque
Dicas valiosas

Saiba como dessalgar o bacalhau corretamente

Imagem de destaque
Delícias!

Repolho: aproveite que está na época e faça estas seis receitas deliciosas!

Imagem de destaque

Como montar uma cesta de Páscoa? Confira ideias para presentear

Imagem de destaque
Anote!

Lombo é um corte delicioso! Confira oito receitas maravilhosas para Páscoa


Além de distúrbios do coração, Deise cita que os nutrientes também atuam para evitar outros tipos de patologias. "Existem muitas evidências em relação à alimentação saudável como prevenção de doenças crônicas não transmissíveis como câncer. Há melhora clínica para pacientes em tratamentos como radioterapia e quimioterapia. Nestes casos, é muito importante um atendimento individualizado, pois cada pessoa pode apresentar queixas diferentes, como náuseas, inflamação da mucosa oral ou diarreias”.


Deise alerta que, além de considerar todos os grupos alimentares, uma boa dieta deve levar ter pouca ingestão de substâncias ricas em sódio e industrializados, como embutidos, refrigerantes e refeições congeladas. "O Guia Alimentar Brasileiro diz para darmos preferência aos alimentos in natura, não industrializados. Itens processados e ultra processados contém substâncias como aditivos e conservantes, que devem ser evitados ao máximo”. De acordo com a profissional, a dieta equilibrada não age sozinha a manutenção da saúde. "Não é só alimentação que é fator de risco, precisamos pensar em outros valores associados ao estilo de vida saudável, como a prática de atividade física, por exemplo”.

A apresentação completa está disponível no Youtube


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade