Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Truques

Economia na cozinha: veja dicas para economizar gás

Redação Bonde
16 jan 2013 às 08:26
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Economia é sempre bom. Mas quando se trata de gás de cozinha economizar também é sinônimo de ajudar o planeta. Seja para quem tem gás encanado ou para quem usa botijão de gás, o sofrimento com os altos preços é o mesmo. Por isso, reunimos algumas dicas práticas e pequenos truques que podem ser aplicados no dia a dia para ajudar a diminuir o consumo do gás e contribuir para a economia doméstica.

1. Mantenha o fogão sempre regulado. A cor certa da chama é azulada. Se a chama estiver amarela ou manchando o fundo da panela é sinal de que os queimadores do fogão não estão funcionando adequadamente. Além de gastar mais, isso pode ser perigoso.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


2. Quando for cozinhar feijão, por exemplo, deixe ele de molh da noite para o dia, assim o tempo de cozimento será menor. Se você usa panela de pressão, deixe a pressão agir por 10 minutos com o fogo ligado e depois desligue e deixa ela agir por mais 10 minutos. O feijão vai cozinhar da mesma forma e você vai economizar gás.

Leia mais:

Imagem de destaque
Para todos os gostos

Bacalhau na Páscoa? Confira 15 receitas deliciosas

Imagem de destaque
Dicas valiosas

Saiba como dessalgar o bacalhau corretamente

Imagem de destaque
Delícias!

Repolho: aproveite que está na época e faça estas seis receitas deliciosas!

Imagem de destaque

Como montar uma cesta de Páscoa? Confira ideias para presentear


3. Ao cozinhar macarrão deixe a água ferver, adicione sal e assim que ela ferver novamente adicione o macarrão seco, misture bem, desligue o fogo e tampe a panela e conte o tempo necessário para o cozimento. Já para cozinhar legumes opte pelo vapor. Dessa forma você pode aproveitar o vapor de outro alimento que já esteja preparado.

Publicidade


4. Ao usar o forno procure assar mais de um item, para aproveitar que ele já esta quente. Evite deixar o forno aberto enquanto a chama estiver acessa, isso evita que o calor vaze e consequentemente você gaste mais gás.


5. Tampe as panelas durante o cozimento. Assim você economiza duas vezes mais gás. Manter as panelas no centro da chama também ajuda a panela a esquentar por igual e fazer com que tudo fique pronto mais rápido. Procure também trocar as panelas antigas com a base amassada. Sem um apoio regular, o cozimento vai levar muito mais tempo.

6. Fogão limpo e longe das correntes de ar também são sinônimos de economia. (Fonte: Receitas de minuto)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade