Está com dificuldades em acertar o ponto para a carne ficar deliciosa? Confira estas preciosas dicas e aprenda prepará-las da sua forma preferida!
Como dourar a carne
- Pontos podem variar com a espessura da carne e a intensidade do fogo.
- Primeiro doure a carne nos dois lados: a superfície que está encostada na frigideira começa a ficar com uma cor terrosa. Assim que essa cor atingir metade da carne, pode virar. O ideal é dourar apenas uma vez de cada lado. Se a carne estiver com o corte muito grosso, pode reduzir um pouco a temperatura do fogo, para que o centro também cozinhe.
Leia mais:
Entremet? Aprenda a fazer a sobremesa francesa do desafio do MasterChef Confeitaria
Carne acumula inflação de 15,43% em 12 meses, a maior desde 2021
Salpicão: clássico das festas, faça 10 receitas saborosas
Pavê é um ícone das festas de fim de ano: faça nove receitas deliciosas
Carne mal passada
- Dourar dois minutos de cada lado em fogo alto. Ao toque, a carne está macia e suculenta. Ao cortar, nota-se que apenas as extremidades estão douradas e o centro ainda está bem avermelhado.
Carne ao ponto
- Dourar três minutos de cada lado em fogo alto. Ao toque, a carne está um pouco mais resistente. Ao cortar, nota-se que apenas as extremidades são douradas e o centro está rosado.
Bem passada
- Dourar três minutos de cada lado em fogo alto. Vire novamente e termine o cozimento por mais 2 ou 3 minutos, em fogo baixo. Se preferir, pode tampar a frigideira. Se o corte da carte estiver muito grosso, o ideal é finalizar o cozimento no forno. Ao toque a carne é firme e não libera nenhum suco. Ao cortar, nota-se que as extremidades e o centro estão dourados.