Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Não enfie o pé na jaca!

Saiba como ter uma ceia mais saudável nas festas de fim de ano

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
27 dez 2019 às 09:56
- iStock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Fim de ano é época de festas, encontros com amigos, família e, claro, de celebração diante de uma mesa farta. O problema é que no dia seguinte muitas pessoas se arrependem dos excessos gastronômicos cometidos durante o encontro e se perguntam: o que fazer para reverter o exagero ou mesmo para evitar os abusos?

Segundo Camila Afonso Alho, nutricionista da rede de hospitais São Camilo de São Paulo, a prioridade é aderir aos alimentos in natura (aqueles vendidos como foram obtidos, ou seja, direto da natureza, como frutas, legumes, verduras, carnes frescas, tubérculos e ovos) ou minimamente processados (grãos secos, polidos e empacotados ou moídos na forma de farinhas, raízes e tubérculos lavados ou congelados e leite pasteurizado).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A utilização de óleos, gorduras, sal e açúcar deve ser moderada. Além disso, no caso do consumo de alimentos processados, o ideal é digeri-los em pequenas quantidades e evitar os ultraprocessados (ou seja, aqueles com adição de ingredientes como sal, açúcar, óleos, gorduras, proteínas de soja, do leite, extratos de carne, além de substâncias sintetizadas em laboratório).

Leia mais:

Imagem de destaque
Dicas valiosas

Saiba como dessalgar o bacalhau corretamente

Imagem de destaque
Delícias!

Repolho: aproveite que está na época e faça estas seis receitas deliciosas!

Imagem de destaque

Como montar uma cesta de Páscoa? Confira ideias para presentear

Imagem de destaque
Anote!

Lombo é um corte delicioso! Confira oito receitas maravilhosas para Páscoa


A seguir, a nutricionista dá dicas e sugestões de alimentos mais saudáveis:

Publicidade


Saladas


Ricas em vitaminas, minerais e fibras, são ótimas opções para uma ceia leve e saudável e continuam sendo a melhor opção de entrada para as refeições. Inclua pelo menos três tipos de folhas ao seu cardápio, e utilize temperos naturais como azeite, limão, vinagre e ervas naturais, como orégano, salsa, salsinha, manjericão e alecrim.

Publicidade


Da terra


Batata, batata doce ou mandioca podem ser preparadas assadas ou cozidas e servidas separadas ou juntamente com as carnes.

Publicidade


Frutas oleaginosas


Castanhas, nozes e amêndoas são comuns nesta época do ano e fontes muito boas de gordura poli-insaturadas e monoinsaturadas, minerais e vitaminas. Podem ser servidas como aperitivo ou como parte de ingrediente das preparações, como no arroz, salada ou farofa. Mas fique atento à quantidade, um punhado é suficiente. As oleaginosas são calóricas e, por isso, precisam ser consumidas com moderação.

Publicidade


Farofa


É uma receita muito praticada nas ceias. Para deixá-la mais saudável, acrescente vegetais, frutas ou oleaginosas, tais como: cenoura ralada, couve, damasco, uva passa, castanhas, nozes ou amêndoas. Utilize temperos naturais e evite acrescentar embutidos como presunto, apresuntado, bacon, salsicha e linguiça.

Publicidade


Carnes


Opte por carnes mais magras, como peru, chester, peixes e frango. Para temperar as carnes, utilize condimentos naturais (cebola, alho, limão, azeite e ervas de sua preferência) e fuja das carnes que já são vendidas temperadas, cheias de aditivos químicos e sal.

Publicidade


Sobremesas


As frutas frescas da época, ricas em vitaminas, minerais e fibras, são as melhores alternativas. Caso a vontade de consumir algum doce seja excessiva, opte por preparar apenas um tipo de sobremesa. Dessa forma, o consumo será mais limitado.


Sugestões de frutas refrescantes e da época


Morango, cereja, pêssego, melão, uva, melancia, figo e ameixa. As frutas secas também são uma boa opção, porém possuem alta concentração de açúcar e devem ser consumidas com moderação.


Bebidas


As águas aromatizadas são ótimas opções para refrescar, além de ser menos calóricas. Adicione ingredientes naturais como frutas, especiarias e ervas.

A nutricionista sugere ainda montar o prato preenchendo metade do espaço com saladas, um terço com a carne magra e o restante com acompanhamentos.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade