Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Preferência nacional

Veja dicas para deixar mais gostoso o feijão de cada dia

Redação Bonde
20 jun 2012 às 08:21
- Divulgação/Sadia
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

No Brasil, o tradicional "arroz com feijão" é ainda o prato de resistência da população. De norte a sul, quase todo brasileiro não dispensa o bom e velho feijão. A feijoada, com suas variadas receitas, o feijão tropeiro, o virado à paulista e o tutu de feijão à mineira são nossos pratos típicos mais conhecidos e apreciados.

Depois das gramíneas – arroz, trigo e milho – os vegetais mais importantes na alimentação humana são os da família das leguminosas, com sua enorme quantidade de espécies, sub-espécies e variedades: feijões, ervilhas, favas, lentilhas, grão de bico, soja, entre outros.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Denominados por muitos povos como a "carne dos pobres", os feijões e outros grãos são muitas vezes a única fonte de proteína na alimentação, em localidades onde o consumo de carne é inacessível, pelo não desenvolvimento da pecuária de corte ou o alto preço do produto.

Leia mais:

Imagem de destaque
Mitos e verdades

Chocolate Diet, light ou zero? Nutricionista ensina como escolher ovos de Páscoa

Imagem de destaque
Para todos os gostos

Bacalhau na Páscoa? Confira 15 receitas deliciosas

Imagem de destaque
Dicas valiosas

Saiba como dessalgar o bacalhau corretamente

Imagem de destaque
Delícias!

Repolho: aproveite que está na época e faça estas seis receitas deliciosas!


A lentilha aparece na história da alimentação desde tempos bíblicos, a soja forma com o arroz talvez a "dupla" alimentar mais antiga do mundo, para os povos asiáticos. O feijão e o milho alimentaram gerações de americanos pré-colombinos: incas, maias, aztecas.

Publicidade


De influência portuguesa e espanhola temos os pratos preparados com grão de bico e feijão branco. A lentilha entra na preparação de diferentes pratos de origem libanesa já incorporados à nossa culinária. As ervilha, seja fresca ou seca, é ingrediente indispensável em saladas, sopas e risotos.


Confira algumas dicas para deixar mais gostoso o seu feijão de cada dia:

Publicidade


Ele cozinhará mais rápido se você ferver por cinco minutos, depois escorrer e deixar cozinhar em nova água.


Se o feijão ficar muito salgado, adicione folhas de couve. O vegetal absorverá o excesso de sal e dará um ótimo sabor ao feijão.

Publicidade


Para dar mais sabor e engrossar o caldo, depois de cozido retire uma concha do feijão e amasse bem os grãos. Recoloque na panela e retorne ao fogo por mais 15 minutos, destampado.


O feijão ficará macio se você pingar gotas de azeite enquanto estiver cozinhando.

Publicidade


Outra dica para amaciar o feijão: Coloque-o de molho, de véspera, com uma colherinha de fermento em pó.


Para a casca do feijão não entupir a válvula da panela de pressão, acrescente um pouquinho de óleo na água.

Publicidade


Quer preparar um tutu de feijão homogêneo, sem pelotas? Faça, à parte, uma pasta não muito líquida da farinha de mandioca com água. Depois, vá misturando ao feijão, já passado no liquidificador.


Para engrossar feijão aguado, acrescente uma mistura de água com amido de milho. Outra forma de deixar o caldo de feijão mais grosso é acrescentar uma colher rasa de farinha de trigo.

Publicidade


Quando cozinhar feijão, só tempere com sal no final do cozimento. O grão não ficará duro.


O feijão queimou? Transfira para outra panela a parte que não está queimada e acrescente uma cebola inteira, com casca, lavada. Leve novamente ao fogo e ele perderá o gosto de queimado.

Para conservar o feijão comprado em grande quantidade, guarde numa embalagem plástica, dentro da gaveta de verduras da geladeira. O feijão guardado em lata ou em vidro seca facilmente.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade