1. Numa panela média, de lateral alta, misture a água com o açúcar. Junte a canela, os cravos, a casca do limão e leve ao fogo médio. Deixe cozinhar por cerca de 15 minutos, sem mexer, até a calda atingir o ponto de fio fino mergulhe uma colher e levante um pouco da calda, se formar um fio fino entre as gotas, está pronta.
2. Enquanto a calda cozinha, quebre um ovo de cada vez numa tigela pequena e transfira para outra maior se um estiver estragado, você não perde a receita. Bata com um garfo apenas para misturar as claras com as gemas. Junte o leite, o caldo de ½ limão e misture bem.
3. Assim que a calda atingir o ponto de fio fino, abaixe o fogo e adicione a mistura de ovos com leite. Deixe cozinhar por cerca de 30 minutos, sem mexer, ou até os ovos começarem a coagular.
4. Misture delicadamente com uma espátula, para partir o doce em pedaços menores. Desligue o fogo e, com uma escumadeira, transfira a ambrosia para uma compoteira (ou pote de vidro esterilizado).
5. Regue a calda que sobrou na panela sobre o doce, passando por uma peneira assim ninguém corre o risco de morder um cravo na hora de comer. Deixe amornar antes de levar para a geladeira. Sirva frio.