23/06/21
PUBLICIDADE

Guacamole é porta de entrada para usar a abacate em pratos salgados

Dê sua nota:
Média:
0 votos
Tempo de preparo
0 h 15 min
Rendimento
Rende
4 porções
Preparo fácil
Ingredientes
- 3 avocados (ou 1 abacate tropical)
- 2 tomates maduros
- 1 cebola roxa
- ½ maço de coentro picado
- ¼ de xícara (chá) de salsinha picada
- Suco de dois limões
- 2 colheres (sopa) de azeite
- Sal e pimenta a gosto
Modo de preparo
- Abra as frutas e retire a semente. Pique grosseiramente metade da polpa e amasse a outra metade

- Pique bem pequenos os tomates sem sementes e a cebola

- Adicione os avocados, o tomate, a cebola, o coentro e a salsa em uma tigela

- Tempere com limão, azeite, sal e pimenta. Misture bem

Dicas

A entradinha mexicana mais consumida de todos os tempos não tem como ser mais clássica: o guacamole, prato à base de abacate, já era preparado pelos astecas no século 16, época em que o país foi invadido pelos colonizadores –e provavelmente desde bem antes.

Pessoalmente, acho que o que há de mais interessante na iguaria é o fato de nos apresentar uma forma de comer o abacate de forma salgada. Aqui no Brasil, estamos muito acostumados a consumir a fruta com açúcar, na forma de doces, cremes e vitaminas, o que não ocorre em outros lugares.
Países da América Central e EUA comem o abacate –no caso, principalmente a variedade hass, que conhecemos como avocado– em saladas e preparações salgadas.

A diferença das frutas contribui para esse hábito. O abacate tropical, grande e de polpa mais amarelinha, que encontramos com facilidade, tem menos gordura do que o avocado (o menor, de casca mais escura e rugosa e polpa mais verde). Isso faz com que seja mais leve e, por consequência, mais fácil de comer como sobremesa.

Apesar de a receita original usar o avocado, não é impossível fazer guacamole a partir do nosso abacate. O resultado vai ser apenas mais pedaçudo (o que não é ruim) e menos cremoso, pois a gordura contribui para isso –lembrando que se trata de gordura boa!

A receita que indico hoje leva cebola, tomate e coentro além do avocado (ou abacate), e é temperada apenas com um pouco de azeite, limão, sal e pimenta. É simples, mas a combinação de sabores é fantástica. A quem esteja se perguntando, não recomendo substituir ou suprimir o coentro. Essa erva é fundamental para o gosto característico do prato. Aqui, servi o guacamole com tortilhas de trigo (daquelas compradas prontas mesmo), pinceladas com azeite e tostadas na frigideira. Tradicionalmente, essas tortilhas são de milho e podem ser fritas (exatamente como aquele salgadinho vermelho das prateleiras do mercado).

Além do consumo como entrada, experimente o guacamole dentro de sanduíches de porco ou frango e mesmo como acompanhamento de um bom arroz, feijão e filezinho de ave.
Fonte da receita: Folhapress
 
PUBLICIDADE
Conteúdo relacionado:
Continue lendo
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados