Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Experimente!

Guacamole é porta de entrada para usar a abacate em pratos salgados

Receita: Folhapress
13 mai 2021 às 11:00
- Pixabay
Publicidade
Tempo de Preparo Rendimento
0h 15 min
4 porções
Preparo Fácil
Culinária Saudável
Vegetariano
Continua depois da publicidade

Ingredientes

  • 3 avocados (ou 1 abacate tropical)
  • 2 tomates maduros
  • 1 cebola roxa
  • ½ maço de coentro picado
  • ¼ de xícara (chá) de salsinha picada
  • Suco de dois limões
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • Sal e pimenta a gosto
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade

Modo de preparo

- Abra as frutas e retire a semente. Pique grosseiramente metade da polpa e amasse a outra metade

- Pique bem pequenos os tomates sem sementes e a cebola

- Adicione os avocados, o tomate, a cebola, o coentro e a salsa em uma tigela

- Tempere com limão, azeite, sal e pimenta. Misture bem

Dicas

A entradinha mexicana mais consumida de todos os tempos não tem como ser mais clássica: o guacamole, prato à base de abacate, já era preparado pelos astecas no século 16, época em que o país foi invadido pelos colonizadores –e provavelmente desde bem antes.

Pessoalmente, acho que o que há de mais interessante na iguaria é o fato de nos apresentar uma forma de comer o abacate de forma salgada. Aqui no Brasil, estamos muito acostumados a consumir a fruta com açúcar, na forma de doces, cremes e vitaminas, o que não ocorre em outros lugares.
Países da América Central e EUA comem o abacate –no caso, principalmente a variedade hass, que conhecemos como avocado– em saladas e preparações salgadas.

A diferença das frutas contribui para esse hábito. O abacate tropical, grande e de polpa mais amarelinha, que encontramos com facilidade, tem menos gordura do que o avocado (o menor, de casca mais escura e rugosa e polpa mais verde). Isso faz com que seja mais leve e, por consequência, mais fácil de comer como sobremesa.

Apesar de a receita original usar o avocado, não é impossível fazer guacamole a partir do nosso abacate. O resultado vai ser apenas mais pedaçudo (o que não é ruim) e menos cremoso, pois a gordura contribui para isso –lembrando que se trata de gordura boa!

A receita que indico hoje leva cebola, tomate e coentro além do avocado (ou abacate), e é temperada apenas com um pouco de azeite, limão, sal e pimenta. É simples, mas a combinação de sabores é fantástica. A quem esteja se perguntando, não recomendo substituir ou suprimir o coentro. Essa erva é fundamental para o gosto característico do prato. Aqui, servi o guacamole com tortilhas de trigo (daquelas compradas prontas mesmo), pinceladas com azeite e tostadas na frigideira. Tradicionalmente, essas tortilhas são de milho e podem ser fritas (exatamente como aquele salgadinho vermelho das prateleiras do mercado).

Além do consumo como entrada, experimente o guacamole dentro de sanduíches de porco ou frango e mesmo como acompanhamento de um bom arroz, feijão e filezinho de ave.

Cadastre-se em nossa newsletter

Continue lendo

Últimas Receitas

Publicidade