Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Irresistíveis!

Pingos de leite: crocantes por fora e cremosos por dentro

Receita: Receita da chef pâtissier Danielle Andrade
12 jul 2012 às 08:49
- Divulgação/União
Publicidade
Tempo de Preparo Rendimento
4h 0 min
Preparo Fácil
Continua depois da publicidade

Ingredientes

  • 1kg de açúcar
  • 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
  • 3 litros de leite integral
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade

Modo de preparo

Misture em uma panela grande e grossa 3 litros de leite integral, 1 quilo de açúcar e 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio. Leve para cozinhar e, assim que ferver, reduza o fogo. Cozinhe por mais 3 horas e 45 minutos, mexendo de vez em quando, ou até obter uma mistura cremosa e que desgrude da panela. Retire do fogo e continue a mexer até a massa começar a ficar opaca. Espalhe a massa sobre uma superfície lisa e umedecida com água, na altura de 1,5 a 2 cm. Em seguida, corte a massa ainda morna em cubos.

Dicas:

Para conferir o ponto basta pingar um pouco do doce em um recipiente com água fria, se estiver sólido e não se desfizer, está pronto.

O efeito mais cremoso fica prejudicado com o excesso de açúcar, por isso não exagere.

Para dar cremosidade depois que tirar o doce do fogo tem de bater muito, sem parar, até ele amornar. Depois, espalhar num tabuleiro e acertar com uma colher. Só depois de esfriar é que corta. Se não, gruda na faca. Quanto mais tempo passar, mais duro vai ficar. Na geladeira endurece ainda mais. (As dicas são do Chico Doceiro, de Tiradentes (MG), que há 45 anos se dedica a arte de fazer os docinhos de leite).

Cadastre-se em nossa newsletter

Continue lendo

Últimas Receitas

Publicidade