Pesquisar

Canais

Serviços

- Arquivo
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Como escolher

Termômetro do mercado de trabalho

Daiana Geremias/ESpecial para a Folha
06 set 2010 às 13:05
Continua depois da publicidade

O ranking dos cursos mais procurados nos vestibulares é um termômetro para uma análise do mercado de trabalho. Em 1990, na Universidade Federal do Paraná (UFPR), Comunicação Social e Direito estavam entre os mais procurados. Hoje, eles cederam lugar para Arquitetura, Design, Biomedicina, Publicidade e Propaganda, além do sempre bem procurado curso de Medicina.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE

O que faz com que as escolhas mudem? De acordo com o professor Renato Casagrande, pró-reitor de Graduação da Universidade Positivo,o mercado de trabalho molda tanto a procura pelos cursos, como a oferta. Entre os fatores importantes para o surgimento de novos cursos está a economia nacional, que, depois da era Collor, passou por mudanças constantes (inflação, mudança de moeda, crise), além da era tecnológica, que impulsionou cursos como Informática e Design.

Continua depois da publicidade


A gestora do Grupo de Atendimento Executivo (GAE) da Univesridade Federal do Paraná (UFPR), Maria Denize Dias Barbosa, constata que houve mudança nos cursos mais procurados conforme as décadas. Em meados de 1990, Direito e Comunicação Social lideravam o ranking de buscas, seguidos por Odontologia e Medicina. No início dos anos 2000, Medicina alcançou o topo da lista dos mais procurados, junto com Direito e Publicidade e Propaganda.


No ano passado, a lista de cursos com maior número de inscritos mantém Medicina em primeiro, seguida por Publicidade e Propaganda, Biomedicina, Arquitetura e Urbanismo e, finalmente, Design.

Continua depois da publicidade


O professor Antônio Carlos Schafranski, que leciona para o curso de Farmácia e está na coordenação do vestibular da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) há 24 anos, explica que os cursos mais tradicionais da instituição sempre foram os da área de saúde, como Farmácia e Odontologia e, agora, Medicina (que está no seu terceiro período).


Já a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) tem mais procura por aqueles vestibulandos que buscam cursos técnicos. De acordo com Jair Almeida, chefe do Departamento de Processos Seletivos do campus de Curitiba, os cursos com maior procura são as engenharias (Civil, Mecânica, Elétrica e de Computação).


Preferidos
O curso de Design aparece como bem colocado em instituições de ensino de Curitiba, como UTFPR, UFPR e Positivo. A publicitária Janara Lopes, idealizadora de uma revista voltada, principalmente, à design, ilustração e fotografia, comenta a respeito das opções para aqueles que cursam Design: ‘Quanto ao mercado, tem muito espaço para quem é bom e tem um trabalho que se sobrepõe, isso para buscar emprego dentro de estúdios ou agências’.

É o que pensa o acadêmico Daniel Bonfim, 21 anos, que cursa o 5º período de Design na UTFPR: ‘Design não era o curso que eu queria fazer desde criança. Aprendi a gostar de design. É tudo muito novo, diferente. Quando eu soube que poderia ser uma dessas pessoas que colocam criatividade em assuntos tão cotidianos, como um sofá, por exemplo, fiquei encantado e não me arrependo de minha escolha. Acredito que é uma profissão com um bom futuro’.


Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade