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O 'fantasma' da redação

Ana Setti - Especial para a Folha
06 set 2010 às 13:07
- Reprodução
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Enfrentar a prova de redação do vestibular é um desafio e tanto! Por isso, algumas dicas podem ser de grande valia no momento decisivo de desenvolver o texto dissertativo solicitado. Vamos a elas:

1)Qual é o tema?

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Do entendimento do tema sugerido vai depender o adequado desenrolar de todas as outras etapas. Por isso, respire fundo e leia, com atenção e tranquilidade, a proposta de redação. Pode ser uma frase, um conjunto de textos, o trecho de uma música, de uma poesia, de uma notícia de jornal... Confie em sua percepção e defina o tema, conforme a sua compreensão da proposta. Se o tema ficar claro para você, de acordo com seu nível de entendimento, mais chances terá de desenvolver um texto com coerência.

Leia mais:


2)Defina o ponto de vista e o título

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Ao entender o tema, você estará definindo um ponto de vista sobre o assunto. Isso porque vai ficar mais fácil perceber sob qual perspectiva aquele tema faz sentido para você. E é nessa direção que você deve seguir, tentando resumir ou expressar a essência de sua compreensão, de seu ponto de vista em relação ao assunto, em um título. Definir o título, antes de começar a escrever a redação, revela-se muito útil, porque traça um rumo, uma direção. O título funciona assim como uma bússola, orientando o desenvolvimento de todo o texto e evitando o risco da dispersão.


3)Apresente o assunto na introdução

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A introdução, que responde por cerca de 20% do total de linhas em um texto dissertativo, deve apresentar, de maneira geral, seu ponto de vista em relação ao tema proposto. Imagine como você faria para apresentar um amigo a colegas que ainda não o conhecem. Seria preciso dizer quem ele é e dar uma ideia geral do seu jeito de ser, de forma a facilitar sua integração no grupo. A linha de raciocínio é a mesma para a introdução em um texto dissertativo. Apresente sua forma de ver o assunto e em qual contexto seu ponto de vista se aplica, para que faça sentido, não só para você, mas para quem mais for ler sua redação.


4)Defenda seu ponto de vista

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No desenvolvimento, a parte mais substanciosa do texto dissertativo, que corresponde, em média, a 60% do total de linhas utilizadas, é necessário defender o ponto de vista, resumido no título e apresentado na introdução. É o momento de argumentar a favor da sua compreensão sobre o tema proposto. Para facilitar, talvez seja interessante relacionar os argumentos em forma de tópicos, no rascunho. Avalie, a seguir, se cada ideia está clara em si e se há coerência entre elas. Pense também em como unir a apresentação – a primeira parte do texto – ao ‘corpo’ da redação, para continuar ‘puxando’, com coerência e fluência, o fio condutor de seu raciocínio.


5)A moral da história

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Para concluir o texto, trecho para o qual dispomos de aproximadamente 20% do total de linhas, vale lembrar a estrutura da fábula, história que traz um ensinamento moral. Justamente a moral da história é o que vai nos interessar neste caso, porque o princípio é o mesmo. Qual é a moral da sua redação? Qual é ‘a lição’ que ela traz? Qual é a dedução lógica, levando em conta o ponto de vista, resumido no título, apresentado na introdução e defendido no desenvolvimento do texto?


6)Faça revisão do texto

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Tão importante quanto escrever a redação é fazer a revisão, antes de passar a limpo o rascunho. Lembre-se também que uma boa apresentação – um texto legível, sem borrões e acréscimos incluídos por cima ou nas laterais da redação – vai ser um forte ‘argumento’ a seu favor na avaliação. No mais, verifique:


- Se há repetição de palavras. Substitua sempre que possível.

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- Se as palavras estão grafadas corretamente. Em caso de dúvida, prefira um sinônimo que você conheça e tenha certeza de como escrever.


- Se as palavras estão acentuadas corretamente. Em caso de dúvida, siga a orientação acima.


- A concordância verbal e nominal. Em linhas gerais, concordância é um princípio sintático, definindo que palavras dependentes devem se harmonizar, nas suas flexões, com as palavras das quais dependem. O verbo concorda com seu sujeito em número e pessoa (concordância verbal). Adjetivos, pronomes, artigos e numerais concordam em gênero e número com os substantivos determinados (concordância nominal).


- A pontuação. Lembre-se que a pontuação é utilizada para dar clareza e precisão à expressão das ideias por escrito. Equivale, no texto, à gesticulação, à entonação, à emoção, às pausas da respiração, com que acentuamos nossa fala cotidiana.


7)Por último, se há necessidade de fazer algum ajuste em termos de conteúdo. Seu ponto de vista sobre o assunto ficou bem claro, tanto na apresentação, quanto no desenvolvimento e na conclusão? Há lógica no todo e coerênciaentre os segmentos do texto?

Enquanto o dia do vestibular não chega, pratique, pratique e pratique, utilizando essas dicas e se exercitando com muitos outros temas. Com esse propósito, pontos de vista de pessoas que fizeram diferença na história da humanidade podem ser muito estimulantes. Veja este de Thomas Edison, o inventor da lâmpada elétrica: ‘O gênio trabalha com 1% de inspiração e 99% de transpiração.’ Boa sorte!


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