Pesquisar

Canais

Serviços

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade

Brasileirão - Série D terá 68 times

Agência Estado
24 mar 2016 às 09:00
Continua depois da publicidade
Uma semana após ampliar de 40 para 48 o número de times na Série D do Campeonato Brasileiro, a CBF voltou a aumentar a quantidade de clubes na disputa da quarta divisão. Atendendo ao pedido das federações estaduais, a entidade ampliou a competição para 68 equipes, nesta terça-feira.
Na semana passada, a CBF havia colocado oito vagas a mais na Série D, beneficiando principalmente o Estado de São Paulo. Tendo como critério o Ranking Nacional das Federações, a entidade nacional deu duas vagas ao futebol paulista. Com a decisão, que tornou o Paulistão mais atrativo para as equipes, o Estado terá quatro times em disputa na Série D deste ano.
As vagas restantes foram distribuídas entre seis Estados: Minas Gerais e Rio de Janeiro, que passaram a ter três times na Série D, além Ceará, Rio Grande do Norte, Alagoas e Pará, todas agora com duas equipes na quarta divisão nacional, como já ocorria com Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Pernambuco, Goiás e Bahia.
As demais federações, contudo, não ficaram satisfeitas com a mudança e pediram um número ainda maior de clubes na competição. A CBF atendeu. "Para se chegar ao novo número, todas as federações foram contempladas", anunciou a entidade, em comunicado.
Segundo a CBF, a primeira fase seguirá regionalizada. Os 68 times participantes serão divididos em 17 grupos de quatro. Avançam à fase seguinte os primeiros colocados de cada chave e os 15 melhores times que ficarem em segundo lugar. Esta fase será disputada em formato de mata-mata, em jogos de ida e volta.

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade