11/12/19
º/º
PUBLICIDADE
Cuidado!

Falta de hábitos de higiene pode fazer maquiagem prejudicar a pele

Anderson Coelho
Anderson Coelho - Lorien Crishna Zacarias, 34 anos, 
está ciente que a maquiagem precisa 
estar aliada a bons hábitos de higiene
Lorien Crishna Zacarias, 34 anos, está ciente que a maquiagem precisa estar aliada a bons hábitos de higiene


São mais de 23 milhões de tutoriais de maquiagem que o Google rastreia em oito segundos. Todo esse universo da beleza mostra o quanto o consumo e o apreço pela maquiagem vem crescendo nos últimos anos. Nas prateleiras das lojas físicas, outra prova: uma seleção infindável de marcas para os mais variados gostos e funções. Se a maquiagem era a "queridinha" das brasileiras, agora ela se tornou uma verdadeira aliada, diria até que inseparável.

A londrinense Lorien Crishna Zacarias, 34, que o diga. Há pelo menos 15 anos ela não sai de casa sem maquiagem.


Mas a experiência diária com os pincéis lhe trouxe muito mais do que autoestima. Ela entendeu que esse ritual diário só funcionaria com bons hábitos de higiene. Pois o uso de maquiagem por longos períodos do dia pode ser mais prejudicial à pele se comparada à poluição, fuligem ou mesmo a fumaça do cigarro. A questão é que nem todo mundo tem o costume de removê-la antes de dormir. Uma pesquisa feita pelo jornal britânico Daily Mail apontou que 30% das mulheres não cumprem essa limpeza diária. E essa "negligência" com a pele pode transformar a maquiagem de aliada para vilã. "Além do aumento da oleosidade, a pele vai se tornando um ambiente propício para a proliferação de micro-organismos como bactérias e fungos, justamente pela combinação de resíduos de maquiagem e poluição", destaca a dermatologista em Londrina, Patrícia Makino.

Isso significa um aumento de acne e o envelhecimento precoce da pele. "À noite acontece uma espécie de ‘reciclagem celular’, isto é, a pele respira, mas se ela estiver coberta pela maquiagem, que possui substâncias químicas, esse processo é interrompido. A longo prazo, pode causar também um ressecamento e até aumento de sensibilidade na área do rosto", diz. A área dos olhos (pálpebra) é a mais sensível por ser mais fina e, portanto, sofre com mais frequência. "Começa com irritabilidade, ressecamento, vermelhidão e/ou coceira. Tudo isso acaba provocando uma fissura que serve como porta de entrada para infecções, como a conjuntivite", explica.

A dermatite (alergia) também pode ser consequência desse acúmulo de resíduos e se esse processo inflamatório não for tratado corretamente e estiver associado à exposição solar podem surgir manchas na pele.
Zacarias, que utiliza maquiagem diariamente, confessa que já foi relapsa com a limpeza da pele e lembra de ter tido uma reação alérgica ao experimentar determinada marca de maquiagem. Preocupada com os cuidados com o rosto, a docente no curso de design de moda passou então a se consultar com uma dermatologista. "Hoje, tenho um ritual antes de passar a maquiagem e depois para removê-la. Durante o dia, além do protetor solar, uso água termal. Sinto que minha pele melhorou tanto no aspecto de linhas de expressão e olheiras quando na textura. Ela fica mais macia", conta.
"À medida que a gente envelhece, a gente percebe a necessidade de tratar, adquire uma certa disciplina. Acho que a falta de disciplina com a pele em relação à limpeza e remoção da maquiagem tem uma relação com a faixa etária. No dia a dia, vejo uma maior dificuldade de estabelecer rotina com as pacientes mais jovens", observa a especialista.

A pele reveste todo o nosso corpo protegendo contra as agressões externas. É uma grande "capa de proteção" contra fungos, bactérias, produtos químicos, físicos e mesmo fatores ambientais, como o sol. Esta barreira de proteção vem das células da epiderme e derme, secreção de sebo e suor, formando uma capa especial, como um manto protetor. Mas, mesmo com toda esta proteção, a pele é permeável e absorve substâncias, tanto que muitas vezes usamos remédio de aplicar na pele com ação interna. Assim, cuidado com o que se usa nela.
Micaela Orikasa/Grupo Folha
PUBLICIDADE
comentários
Continue lendo

Síndico profissional

Sonhos

Pilhas

Humor

Inep vai divulgar notas do Enem

Santo do dia

Santo Antão

Veja mais e a capa do canal
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE