09/12/19
32º/19ºLONDRINA
PUBLICIDADE
Atenção, pais!

Férias: confira dicas de brincadeiras para a criançada

Shutterstock
Shutterstock - Brincadeiras na 
piscina são as favoritas 
das crianças no verão
Brincadeiras na piscina são as favoritas das crianças no verão

As férias chegaram, as viagens estão aí, mas tem muita gente que ainda não sabe o que fazer com os filhos em casa. Colônia de férias? Shopping? Nada disso! A psicóloga Mariana Guerra e a fonoaudióloga Eliane Guerra, da Clínica Santé, listaram uma série de atividades que podem ser feitas para entreter a criançada de forma lúdica e educativa e, ao mesmo tempo, desenvolver o relacionamento entre pais e filhos.
"Acreditamos que é muito importante resgatar certas brincadeiras que fazem pais e filhos interagirem entre si, coisas que fazíamos antigamente", explica a psicóloga Mariana Guerra. De acordo com ela, as férias são uma ótima oportunidade para passar mais tempo com as crianças. O mesmo vale entre amigos. "Algumas brincadeiras, inclusive, são importantíssimas para o desenvolvimento infantil e a coordenação motora", ressalta Eliane Guerra.


Veja as brincadeiras:

Jogos de tabuleiro
Vale jogar com amigos e com a família: Banco Imobiliário, Jogo da Vida, Palavras Cruzadas, Imagem e Ação, entre tantos outros. Os jogos desenvolvem a capacidade de raciocínio e são uma ótima forma de interação entre as pessoas.

Piscina
O calorão londrinense pede uma piscina com amigos e família. Passe algumas horinhas nadando, respeitando o horário de exposição ao sol, mas mergulhe de cabeça nessa brincadeira. As vantagens são: estimula o apetite, distrai o passar do tempo e melhora a noite de sono, além de ajudar na coordenação motora, na respiração e a relaxar a mente.

Assistir filmes e séries
Está valendo uma maratona de filmes ou séries em casa ou no cinema. Gaste uma tarde para emendar um filme no outro ou combine de assistir a pelo menos um por dia. Reúna os amigos, discuta os enredos e se divirtam juntos!

Música e brincadeiras relacionadas
O costume de se juntar para ouvir música junto tem ficado para trás. Mas, está valendo se reunir para cantar e até realizar brincadeiras de adivinhar as músicas (assim como de mímicas e de adivinhação de filmes).

Sugestões de brincadeiras
Montar cabana, gato mia, brincar de loja, biblioteca, supermercado e até guerra de travesseiros. Algumas dessas brincadeiras simulam situações reais com as quais as crianças aprendem a lidar ludicamente. E, claro, estimulam a imaginação.

Dormir na casa dos amigos
Vale fazer a noite do pijama, a noite do videogame, a noite dos jogos de tabuleiros. E revezar entre os pais, cada dia numa casa. Os pais descansam, ao menos uma noite, enquanto os filhos desenvolvem a socialização e o convívio entre amigos.

Esportes
Vale resgatar o futebol, o vôlei e a bicicleta. Hoje em dia o patins, o patinete. Tudo isso faz as crianças gastarem energia e desenvolverem o gosto pelos esportes.

Gastronomia
Matricular as crianças num curso de gastronomia de férias ou então ensinar os pequenos a cozinhar. Quanto mais lúdico for, melhor! Entre as receitas, estão cookies, doces, bolos, enfim, tudo o que faz parte do universo gastronômico infantil.

Para as crianças pequenas
Montar cenários de índio, de circo, de casinha, de polícia, de bombeiro, entre outros, para estimular a imaginação das crianças fazendo com que elas compreendam desde cedo as principais características dessas atividades.
Reportagem Local
PUBLICIDADE
comentários
Continue lendo

Síndico profissional

Sonhos

Pilhas

Humor

Inep vai divulgar notas do Enem

Santo do dia

Santo Antão

Veja mais e a capa do canal
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE