07/12/19
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Já procurou por lá? - Correios recebem 600 documentos por mês

Grande parte dos documentos é entregue à agência por pessoas que os encontram em locais públicos

O setor de achados e perdidos dos Correios existe há 30 anos, mas o gerente da agência central em Londrina, Eros Wanderley Torres, comenta que muita gente ainda não conhece o serviço. Por mês, a unidade da avenida Rio de Janeiro, no centro da cidade, registra cerca de 600 documentos perdidos, entre RG, CPF, carteira de trabalho, CNH, entre outros. Em todo o País, esse número chega a 20 mil. "Apesar do volume, a procura é baixa. Cerca de 5% disso tudo é retirado", afirma.
Os Correios contam com três canais de atendimento para documentos perdidos. Além do presencial (de segunda a sexta, das 9h às 17h), há o Fale Conosco (telefone 3003-0100) e pela internet (www.correios.com.br). "No site, o cadastro é nacional. Então, mesmo quem perdeu em outra cidade ou estado pode fazer a busca e solicitar a retirada aqui na Agência. A taxa é de R$ 5,70", explica Torres. Para retirada, a pessoa deve apresentar um documento ou um Boletim de Ocorrência. Após 60 dias, os documentos são remetidos aos órgãos emissores.
Ainda de acordo com Torres, grande parte dos documentos é entregue à agência por pessoas que os encontram em locais públicos. No Terminal Rodoviário de Londrina, onde se tem um grande fluxo de pessoas, especialmente no período de festas de fim de ano, muitos documentos são depositados na caixa de coleta dos Correios, fixado ao lado do balcão de informações.


RODOVIÁRIA
O supervisor no Terminal, Doriedson Pinho, comenta que ao contrário dos anos anteriores, no mês de dezembro e início de janeiro, poucos pertences foram perdidos nas dependências da Rodoviária. Entre os principais itens estão sacolas de roupas, óculos, travesseiros, mantas e documentos/carteiras. "São cerca de 15 (carteiras) por mês", conta.
Os objetos ficam na sala da supervisão durante 30 dias e depois são armazenados em um almoxarifado. "Após seis meses, se os donos não aparecerem, doamos os itens à Casa do Bom Samaritano. Quando se trata de documentos, tentamos fazer contato por telefone", informa.
Para retirar os pertences na Rodoviária em Londrina, a pessoa tem que apresentar um documento pessoal ou apresentar detalhes do objeto perdido. (Micaela Orikasa/Grupo Folha)

SERVIÇO
O Terminal Rodoviário de Londrina atende pelo fone (43) 3372-1800 e o contato com o Correios pode ser feito por uma central de atendimento, pelo fone 3003-0100.
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