Pesquisar

Canais

Serviços

Solidariedade - Campanha arrecada dinheiro para compra de bengalas

Aline Machado Parodi
Grupo Folha
07 mar 2016 às 09:36
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
O Instituto Roberto Miranda, que atende pessoas com deficiência visual em Londrina, está com uma campanha para arrecadação de recursos para compra de bengalas e outros equipamentos. O início da ação ocorreu durante a 6ª edição do EncontrosFolha, promovido esta semana pelo Grupo Folha de Comunicação, e arrecadou entre os participantes do evento quase R$ 350. Com o valor, o Instituto já encomendou ao Instituto Laramara, de São Paulo, cinco bengalas especiais. O Laramara doou outras cinco.
A entidade precisa ainda comprar mais 20 bengalas especiais, 30 pranchetas com réguas especiais, utilizadas para escrever em braile, 30 sorobans (calculadoras) e trocar dez máquinas de braile. O custo para adquirir todos esses equipamentos gira em torno de R$ 43 mil.
O instituto atende cerca de 150 alunos, que recebem acompanhamento psicológico e de saúde, alfabetização, além noções de mobilidade e de como ter uma vida mais independente. O aprendizado está sustentado em quatro eixos pedagógicos: autonomia, independência, socialização e cidadania. Os alunos participam de oficinas pedagógicas para auxiliá-los na inserção no mercado de trabalho. "Temos uma casa montada onde eles aprendem tarefas diárias como lavar e passar roupa e louça, limpar a casa, cozinhar. São lições para eles terem uma vida independente", conta Ary Sudan, presidente da entidade. O acompanhamento escolar, desde o ensino fundamental até a universidade, é feito com material didático em braile.
Todo o atendimento é gratuito e as despesas da entidade são custeadas por meio de convênios com os governos estadual e municipal e doações. Informações: (43) 3327-4330.

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade