Curiosidades

Chapit, um robô capaz de acordar os mais preguiçosos

31 dez 1969 às 21:33

Chapit é o nome deste simpático robô, desenvolvido pela empresa japonesa Raytron e apresentado recentemente no Napia Nakanoshima housing project, no Japão.

Entre suas várias habilidades, é capaz de acender as luzes e ligar aparelhos eletrônicos (televisão, ar condicionado, som etc.).


Para começar uma "conversa" basta lhe falar em tom de voz natural. Chapit vai responder de um jeito um tanto infantil, utilizando, a princípio, um vocabulário de cerca de 100 palavras. Contudo, é uma questão de tempo, pois o esperto robô tem capacidade para aprender até 10 mil palavras.


Chapit está sendo cotado para atuar como mediador entre a casa e quem nela habita, pois tem condições, entre outras coisas, de acordar os mais preguiçosos, atender e redirecionar chamadas, gerir a iluminação, sincronizar-se com o computador e funcionar como servidor, e ainda controlar todos os eletrodomésticos e equipamentos eletrônicos.


Não bastasse tudo isso, Chapit serve-se também de luzes e de movimentos corporais para transmitir emoções. De acordo com a empresa que o criou, se alguém estiver triste, ele também estará triste e fará de tudo para animar essa pessoa. Ele é capaz de pôr música, de diminuir a intensidade da luz ambiente ou de ligar a televisão e escolher o programa favorito da pessoa em questão.

É bom saber também que será possível adquirir peças de roupa para o Chapit e vesti-lo com muito estilo. Mas, que pena, o Chapit ainda não está à venda. A Raytron espera lançá-lo nas lojas ainda este ano. O preço estimado deste "brinquedo" futurista deverá ser de 200 mil ienes, qualquer coisa como 1.280 euros ou cerca de 3 mil e 500 reais.


Continue lendo