Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Originais

Uma obra de arte em movimento chamada zebra

Redação Bonde
31 dez 1969 às 21:33

Compartilhar notícia

Nigel Treblin / AFP
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Integrantes da família dos cavalos ou "equus" (cavalo em latim), as zebras também eram conhecidas como "hippotigris" ou "cavalo-tigre" (por causa de suas listras), pelos antigos romanos, que costumavam usá-las em jogos circenses. Mas a palavra zebra pode estar relacionada à palavra abissínia "zibra", que significa "listrado".

E são essas listras o maior charme da espécie, mamíferos nativos da África central e do sul. Sua pelagem - um conjunto de listras contrastantes de cor, marrom-escura e branca, dispostas na vertical, exceto nas patas, onde se encontram na horizontal - lembra uma pintura abstrata ou até mesmo um quadro moderno de pop art.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Mais curioso, contudo é que, assim como uma digital, cada tipo de zebra tem seu padrão de listras. A zebra-comum têm as listras maiores e mais espaçadas entre si. Já as zebras-de-grevy, por exemplo, têm as listras menores e mais juntas.

Leia mais:

Imagem de destaque
Três em um

Confirmado: Ornitorrinco é ave, réptil e mamífero

Imagem de destaque
Capivara

Ela é ótima nadadora, come capim e só sai à noite

Imagem de destaque
No Ártico

Ela vive - e muito bem - sob uma temperatura de -50°C !

Imagem de destaque

Algumas curiosidades sobre elefantes


As zebras vivem nas savanas africanas e se encontram distribuídas por famílias: macho, fêmeas e filhotes. Em geral, dóceis, não atacam sem qualquer motivo, apenas quando é necessário se defender. Por isso, são as presas preferidas dos leões. Quando isso ocorre, no entanto, põem em ação sua estratégia de fuga: a alta velocidade.


Apesar de parecerem todas iguais, as espécies de zebra existentes não são estreitamente relacionadas umas com as outras. As zebras-de-grevy têm origem de animais diferentes (de outro subgênero) daqueles que originaram as zebras-das-planícies e as zebras-das-montanhas.

Não se encontram à beira da extinção, embora a zebra-das-montanhas esteja ameaçada. A subespécie de zebra-das-planícies, conhecida como cuaga (do inglês quagga, que designa o som que o animal produzia), está extinta, mas projetos de cruzamento entre zebras com coloração semelhante pretendem criar um padrão de cores similar ao dela.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo

Portais

Anuncie

Outras empresas