Pesquisar

Canais

Serviços

A personagem de Marieta Severo gosta de ficar na varanda da fazenda e, neste lugar sossegado, borda e conta histórias - Divulgação
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Programa de Férias

Filme brasileiro traz mosaico de pequenas histórias

31 dez 1969 às 21:33
Continua depois da publicidade

Nove anos depois de dirigir O Menino Maluquinho no cinema, o cineasta mineiro Helvécio Ratton volta suas lentes a quatro pequenas histórias, com pitadas de humor e magia, que agradam tanto adultos, quanto crianças.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE

Pequenas Histórias estreou dia 11 de julho nos cinemas de Curitiba, São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Brasília, Florianópolis e Porto Alegre, pela distribuidora Filmes do Estação.

Continua depois da publicidade


A contadora de histórias, interpretada por Marieta Severo, gosta de ficar na varanda da fazenda e, daquele lugar sossegado, tendo como cenário a natureza, ir tecendo histórias bem brasileiras. No filme, as histórias ganham vida na pele de Patrícia Pillar, Maurício Tizumba, Constantin de Tugny, Paulo José, Miguel de Oliveira e Gero Camilo.


São quatro as histórias, que têm pitadas de folclore e de magia, e que retomam a tradição oral dos "causos" mineiros: O casamento do pescador com a sereia; O coroinha de uma igreja que vê a procissão das almas; O encontro entre um Papai Noel de loja e um menino de rua e as aventuras de Zé Burraldo, sujeito ingênuo que sempre se deixa levar pelos outros.


Para a montagem do mosaico, que reúne todas as histórias, a produção contou com a colaboração de Betânia Santos, uma bordadeira que expõe em galeria e trabalha com estilistas. Betânia bordou seis quadros para cada uma das histórias.

Continua depois da publicidade


A trilha sonora, assinada pelo músico André Baptista, ressalta o brasileirismo da proposta do filme. Executada por orquestra, a trilha foi especialmente pensada para cada história, como o acordeão para Tibúrcio, o pescador preguiçoso; o solo vocal feminino, com um toque de impressionismo francês, para Iara; o trio de clarinete, flauta e fagote para o garoto Vevé, que se encontra com a procissão das almas e uma música mais descritiva, com cordas, para as emoções do Papai Noel.


O site do filme (www.pequenashistorias.com.br) já está no ar e traz, além de informações sobre o longa-metragem, um canal de jogos e brincadeiras.



Ficha técnica de Pequenas Histórias

Brasil, 2008, 80 minutos
Direção: Helvécio Ratton
Elenco: Marieta Severo, Patrícia Pillar, Maurício Tizumba, Paulo José, Gero Camilo, Constantin de Tugny, Miguel de Oliveira, Edyr Duqui, Maria Gladys, Rodolfo Vaz, Manoelita Lustosa, Mário César Camargo, Candombe de D. Mercês


Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade