Acontece nesta segunda-feira (9), o 1º Fórum Londrinense de Mulheres em Luta, com o tema “Construção, Reconstrução e Transformação”. Será um momento de mobilização de mulheres para discussão de pautas prioritárias e, a partir dele, será formulado um documento a ser entregue aos candidatas e candidatos a prefeito. O Fórum será no Centro Cultural Lupercio Luppi, localizado na Avenida Saul Elkind, a partir das 8h até as 17h.
O evento será promovido pelo Conselho Regional de Saúde da Zona Norte (Consaslon), Casa de Talentos e Coletivo Muvibe (Mulheres Amigas do Vista Bela), com apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), Poder Rosa, Néias-Observatório de Feminicídios Londrina, Mulheres Construindo Democracia, Residência Multiprofissional em Saúde da Família, Instituto Fernando Loper Vasconcellos e Conselho Municipal da Cultura de Paz (Compaz).
Gislaine Dias Elias, do Consaslon, explica que o Fórum deve acontecer anualmente com o objetivo de promover mudanças reais nas políticas públicas para as mulheres “desde a maternidade até a velhice”.
Leia mais:
‘Gerente’ do tráfico na zona norte de Londrina é preso em flagrante
Londrina Bristlebacks busca título Brasileiro no futebol americano
Apresentação no aniversário de Londrina abre programação do Filo
Londrina é destacada como modelo de ecossistema referência no Brasil
“Ter atendimento de qualidade e excelência desde o atendimento primário até o terciário; que uma mãe não precise ir à escola por que sua filha está sendo vítima de bulling; que se, porventura, precise de ir a uma delegacia ela não se sinta constrangida de denunciar o agressor; que ela saiba na ponta da língua todos os seus direitos garantidos por lei e que eles sejam executados em favor das mulheres”, exemplifica.
Rita de Cássia Lemos, do Coletivo Muvibe, conta que a ideia do Fórum surgiu da necessidade de unir as mulheres que estão em luta para analisar a construção já feita e, a partir disso, reconstruir o que não está funcionando e transformar todos os serviços acessíveis.
“A ideia principal do Fórum é compor uma carta e, com base na carta de intenções, apresentarmos para os candidatos e candidatas à Prefeitura. A carta levará peso, com nomes ícones da luta no enfrentamento da violência contra a mulher, falando sobre tema sensíveis e abordando e alinhando proposta que facilitaria os acessos aos serviços sobre políticas públicas para mulheres nos 3 eixos: saúde, educação e segurança”.
Programação
1° Fórum de Mulheres Londrinenses em luta 2024: Contrução, Reconstrução e Transformação
•Inicio 8h
•Mesa posta café da manhã
•Feira do Fórum
•Exposição da liga das artesãs da zona norte
•Barracas e ações das entidades ligadas a ConSasLon
•Abertura das solenidades
* Homenagem póstuma Grandes mulheres: Raquel Basseto, Wal Dias e Sandra Nishimura
- Palestra de abertura/introdução: Dra. Roberta Silveira Queiroz, Procuradora Geral em Cambé, sobre empreendedorismo e meio ambiente
* Show Musical
* Poesia Acústica
Fim da programação da manhã
13h: orientações e Distribuição dos participantes
13:30 Abertura dos trabalhos com Sueli Galhardi, presidenta do CMDM
- Abertura dos Grupos de trabalho por Eixo;
- Saúde
Mediadora: Elaine Galvão, da Rede Feminista de Saúde
- Educação
Mediadora: Lua Gomes, do Conexões Londrina (CUFA)
- Segurança
Mediadora: Martha Ramirez-Galvez, docente da UEL e presidenta de Néias
15h: Abertura dos Debates e grupos de trabalho
17h encerramento