Faltando pouco mais de um mês para o prazo final de entrega da trincheira – 26 de dezembro - no cruzamento da avenida Leste-Oeste com a Rio Branco, na área central de Londrina, o município já dá como certo que a finalização por completo da obra fique apenas para 2024, um ano a mais que o período inicialmente previsto pelo poder público londrinense no contrato e ao anunciar a construção.
Com um novo aditivo a vista, a prefeitura tem planejado junto à empresa para que as marginais da trincheira e a rotatória sejam liberadas ainda neste ano. “Parte de cortina de contenção no sentido a cidade está terminando de concretar até o final deste mês, assim como o outro lado. Dentro do mês de dezembro, pelo menos, em cima os veículos vão voltar a circular”, comentou João Verçosa, secretário municipal de Obras e Pavimentação.
A construção teve início em janeiro de 2021 e tinha entrega prometida para o começo deste ano, com um adiamento até julho e o último dezembro. Medição de novembro apontou 80% de execução. “Tem a dificuldade para retirar o material de baixo da trincheira. O principal, que era a parte de estaqueamento, já resolvemos”, frisou.
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Moledo
Na semana passada, a TCE Engenharia encaminhou à prefeitura um ofício solicitando pontos mais próximos e alternativas para destinar o moledo retirado das escavações dentro do túnel. “O local sugerido para levar o moledo (solo alterado) que estamos escavando é a Usina de Asfalto da Prefeitura de Londrina, que fica a 19,5 quilômetros de distância da obra, já o local que queríamos levar estava a 3,2 km. Essa diferença é seis vezes maior, aumentando muito o custo e o tempo de transporte”, reclamou no documento.
Verçosa disse que o impasse já foi solucionado. “Estamos vendo locais próximos para utilizar em recuperação de estradas sem pavimentação, como na região do jardim São Jorge, na zona norte, o Parque Maria Estela, perto da avenida Saul Elkind”, citou. O transporte deverá ser feito pela terceirizada e a adequação pelo município.
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