Em nova edição, o Projeto Sessão Londrina traz à cidade a exibição gratuita do documentário “Termodielétrico”, que investiga o fenômeno natural descoberto pelo pioneiro da física no Brasil, Joaquim da Costa Ribeiro.
Com sessão nesta quinta-feira (24), Ana Costa Ribeiro, a diretora do filme e neta do físico, participa de um debate on-line após a exibição. Na obra, Ana investiga os mistérios do Termodielétrico, fenômeno natural descoberto por Joaquim em 1944.
Em uma imersão nos estudos do físico, a diretora visita desde plantações até laboratórios para ilustrar e explicar a ciência com a arte, evidenciando as mudanças com o tempo e levantando a reflexão sobre as fases da vida.
Leia mais:
Após boicote à carne brasileira pelo Carrefour, deputado de Londrina cobra série de medidas
Instituto Não Me Esqueças lança campanha de Natal em Londrina
1º Festival Internacional de Inovação acontece em dezembro em Londrina
Forças de segurança e Acil discutem intensificação no policiamento para o LondriNatal
A produção é classificada por críticos como uma mistura de “documentário convencional” e poesia, por conta da mistura da narração com imagens de paisagens. Valorizando a ciência, a obra explica com detalhes o fenômeno que pode ser definido como o aparecimento de potenciais diferentes entre partes sólidas e líquidas de um dielétrico (neste caso minerais), em processos de fusão ou solidificação.
Com sessão às 19h, o documentário mostra a representatividade do Brasil em estudos científicos e para responder dúvidas e curiosidades sobre a produção e pesquisa, a diretora participa de um debate aberto ao público.
A entrada para o evento é gratuita, mas é preciso retirar o ingresso através do site PagTickets ou presencialmente, na bilheteria do Espaço Villa Rica.
Leia mais na Folha de Londrina:
Leia também: