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Construindo Equipes Vencedoras

Flávio Moura
28 mar 2012 às 10:21
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Você já passou por alguma situação na empresa onde o projeto simplesmente não saiu do papel? Tudo parecia perfeito, mas algo "misteriosamente" impediu que fosse colocado em prática. Essas dificuldades surgem em virtude de grande parte das empresas não estarem preparadas para executar o que foi planejado, o que dificulta e, em muitos casos, até mesmo inviabiliza a sua realização. Isso acontece quando os responsáveis por uma atividade não são consultados ou sequer informados sobre os detalhes de sua implementação, sendo pegos de surpresa e totalmente despreparados para a situação.

Imagine-se dentro de um jogo, onde você não conhece as regras ou mesmo quem são os adversários, mas seu nome está entre os convocados para a partida e é provável que seja escalado. Obviamente você não estará preparado para contribuir com a equipe, muito menos para participar ou armar uma grande jogada, pois não freqüentou os treinos e tampouco sabe o que os demais jogadores planejaram, mas mesmo assim o técnico decide colocá-lo na partida. Nesse momento, que pode ser até mesmo uma final de campeonato, o risco de que todo o sistema tático do time vá por "água abaixo" é grande e, com certeza, você será um dos responsáveis por esse resultado, já que faz parte da equipe.

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Esse tipo de situação tem se repetido inúmeras vezes, não sendo sempre possível revertê-las a tempo de evitar resultados indesejáveis. Mesmo com toda a evolução intelectual atual, é impressionante como grande parte das organizações ainda atua de forma desorganizada, confusa, complicando situações e projetos simples de serem executados e tomando decisões com base em informações não muito confiáveis.

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Processos complicados, esquemas rígidos e principalmente a falta de envolvimento e comprometimento das pessoas contribuem negativamente para que qualquer tipo de planejamento obtenha pleno êxito. Mas por que será que tudo isso ainda acontece? Será que não está faltando uma estratégia de comunicação mais eficiente nas empresas? Provavelmente.

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Uma organização nada mais é do que a união de pessoas e esforços integrados e em constante processo de troca de informações. Quando esta comunicação existe e é feita com qualidade, abrem-se portas para solução de problemas e dificuldades com simplicidade e criatividade.


Nesse sentido, é importante compreender que os desafios organizacionais devem ser compartilhados e amarrados entre todos os membros da empresa, pois funcionários que não compreendem aquilo que é esperado deles têm pouca chance de alcançar os resultados desejados. Mais do que compartilhar idéias, é preciso que haja interação entre todos os membros, bem como o reconhecimento da interdependência dos mesmos em prol dos resultados.


Um ambiente aberto à comunicação permite que as pessoas se sintam respeitadas, comprometidas e satisfeitas por estarem contribuindo e participando ativamente dos processos. A boa comunicação é primordial para o sucesso de qualquer organização, porque "contamina" as pessoas com a alegria e o otimismo. Sem isto, dificilmente uma empresa conseguiria superar os desafios e se manter no mercado de maneira sustentada.


Caso você seja o responsável por um time que esteja disputando um campeonato, reflita como está sendo a preparação dessa equipe. Além de pensar no preparo físico, não esqueça que também é necessário definir o papel de cada um na busca pelo resultado da partida e do campeonato. Se esse time é representado por uma empresa, lembre-se que existem craques em diversas áreas, como finanças, marketing, recursos humanos, logística e produção, onde todos possuem capacidade técnica, mas precisam estar cientes do que se espera de cada um para realmente estarem prontos a serem escalados. Cabe a você líder, deixar claro as estratégias e integrar os colaboradores de forma a obter o melhor resultado, tornando possível chegar à final e realizar um excelente jogo.


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