Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Polêmica!

Após tratar de racismo em nova música, Beyoncé é alvo de boicotes e críticas

Redação Bonde
11 fev 2016 às 10:06
- Reprodução/Youtube
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Depois de abordar o feminismo em suas músicas, agora Beyoncé levantou as questões raciais em seu novo single, "Formation". O clipe aborda, entre outras coisas, a maneira como a população negra de Nova Orleans sofreu com o furacão Katrina em 2005, além de reverenciar os protestos do movimento "Black Lives Matter" e o líder negro Malcom X, responsável pela aprovação da Lei de Direitos Civis que proibia a segregação racial e o linchamento dos negros.

A cantora, que nasceu no Texas e tem pais vindos da Louisiana e do Alabama, dois estados do sul marcados pelo passado escravocrata, teve a intenção de denunciar o racismo nos Estados Unidos e a violência das autoridades contra as comunidades negras e periféricas. O que não deu muito certo, já que agora ela está sendo alvo de duras críticas, inclusive de policiais e políticos, e tem até ameaça de boicote.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O "Black Lives Matter" é um movimento que começou em 2012 após o assassino de Trayvon Martin, George Zimmerman ser inocentado pelo crime que cometeu. Desde lá, a organização vem tentando lutar por justiça nos diversos casos que aconteceram nos EUA envolvendo policiais brancos e jovens negros.

Leia mais:

Imagem de destaque
Apoio

Chico Buarque assina manifesto em defesa do padre Júlio, alvo de CPI

Imagem de destaque
Homem atemporal em 2023

Men of the Year: Dr. JONES elege Péricles como homem atemporal em categoria inédita

Imagem de destaque
The Tour em São Paulo

Jonas Brothers anunciam único show em São Paulo em abril de 2024

Imagem de destaque
The Eras Tour

Guinness confirma que Taylor Swift fez a turnê mais lucrativa da história


No clipe de "Formation", uma criança aparece dançando para policiais enquanto a mensagem "Parem de atirar na gente" é mostrada na tela. Outra cena que chama atenção é a de um homem lendo um jornal com Martin Luther King na capa e a manchete "Mais do que um sonhador", em referência ao famoso discurso "I Have a Dream".

Publicidade


Além da letra da canção e do videoclipe, a cantora criou uma polêmica ainda maior durante sua apresentação no Super Bowl 50, quando também fez diversas referências as questões raciais. Assistida por mais de 114 milhões de pessoas, a performance da estrela contou com roupas que remetiam à organização Panteras Negras, fundada em 1966 para proteger moradores dos guetos negros da Califórnia contra a brutalidade policial, e, mais uma vez, fez menção à Malcom X, quando as dançarinas formaram um X no gramado. A mensagem "Acredite no amor" encerrou o show.


Segundo relatórios divulgados pelo Washington Examiner, oficiais da polícia chegaram a desligar seus televisores durante o Halftime Show do Super Bowl para não ouvir a canção sobre o tema. No Facebook, membros da Associação Nacional dos Xerifes disseram ter baixado o volume e virado as costas para a televisão no momento da apresentação.

Publicidade


O ex-prefeito de Nova York, Rudolph Giuliani, também criticou a performance. "Foi revoltante ela usar o show como uma plataforma para atacar policiais que são as pessoas que a protegem e nos protegem, nos mantêm vivos. E o que deveríamos estar fazendo pela comunidade de afro-americanos e todas as comunidades é dar respeito aos policiais. E nos concentrarmos no fato de que quando alguém faz algo errado, okay. Trabalharemos nisso. Mas a maioria dos policiais arriscam as suas vidas para nos manter seguros".


O partido Republicano dos Estados Unidos também se manifestou. "Beyoncé pode ser uma entertainer talentosa, mas ninguém devia ligar para ela ou para o que ela pensa sobre questões sérias de nossa nação, ao contrário da aceitação desse clipe pró-Panteras Negras e anti-polícia pela mídia, quando são os homens e mulheres em azul que colocam suas vidas em risco por todos nós e merecem nosso apoio incondicional", disse o comunicado assinado pelo congressista Peter King.

Publicidade


Jim Karygiannis, político canadense, também criticou duramente Beyoncé. Em entrevista ao "The Sun", ele declarou que a cantora deveria ser impedida de se apresentar no Canadá no próximo 25 de maio com sua turnê "Formation". "Talvez o Ministro John McCallum deva investigá-la primeiro. Se alguém usa aquele tipo de vestimentas e apoia um grupo de raciais, essa pessoa não pode ser bem-vinda no país, não há sombra de dúvidas disso", afirmou.


A página oficial da cantora no Facebook têm diversos comentários afirmando que ela não teria propriedade para discutir racismo por ser uma celebridade rica que só está atrás de atenção. A resposta de Beyoncé já está na própria letra de "Formation": "Ganhei esse dinheiro todo, mas nunca abandonei minhas raízes".


Assista ao clipe legendado:


(Com informações do Hugo Gloss)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade