Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Após fim de isenções

Protetores de animais criam petição para pressionar Hospital Veterinário

Gabrieli Chanthe - Estagiária *
28 mar 2019 às 14:51
- Marcos Zanutto
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade


O HV (Hospital Veterinário) da UEL (Universidade Estadual de Londrina) informou no final do mês de fevereiro, que deixaria de disponibilizar isenção de exames para as Ongs de proteção aos animais a partir de março. A justificativa foi falta de verba do hospital.

Anteriormente a essa mudança, cada Ong tinha um número determinado de isenções. A Ong Amigo Bicho de Cambé possuía cinco isenções, ou seja, cinco animais poderiam ser beneficiados com exames gratuitos. Outras Ongs também possuíam vagas gratuitas, mas agora todas as isenções foram fechadas. A consulta veterinária continua sendo gratuita, porém os exames só serão isentos se o tutor do cachorro for aprovado na triagem social.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A presidente da associação Amigo Bicho, Sônia Silva, explica o impacto do fim das isenções. "Eu mandava para o HV os casos mais graves, como cachorros atropelados, com câncer de mama, situações que mesmo com a tabela de preços especiais para as Ongs (fornecida por clínicas privadas) ficariam caras. E agora? Esses animais vão morrer? Profissionais particulares estão preocupados com os animais e a UEL não está?", indaga a presidente.

Leia mais:

Imagem de destaque
Durante exercício

Cavalos fogem do Palácio de Buckingham, machucam pessoas e danificam carros

Imagem de destaque
Morto em voo

Anac e Ministério de Portos e Aeroportos investigarão morte do cão Joca

Imagem de destaque
Cão Joca

Gol suspende transporte de animais por 30 dias após morte de cachorro; veja o que fazer

Imagem de destaque
Falha da companhia

Cão é levado para estado errado e morre após falha em transporte da Gol


LEIA MAIS:

Publicidade


Hospital Veterinário passa a cobrar pelos exames das Ongs


Sônia Silva esteve presente na reunião na qual a mudança foi anunciada e pediu para que a nova gestão do Hospital Veterinário disponibilizasse um plano especial de pagamento para as Ongs. No entanto, segundo ela, o pedido foi negado.

Publicidade


Carolina Valdivieso, presidente da Ong SOS Vida Animal, ressalta que a culpa pelo descaso com os animais não é somente do HV. "A cobrança afetará e reduzirá alguns atendimentos, mas dizer que o HV é culpado por vários animais morrerem é muito forte. Essa culpa deixo para uma sociedade inconsciente e pela falta de políticas públicas na cidade", lamenta.


Petição

Publicidade


Perante essa decisão do HV, foi organizada uma petição, que já está com mais de 5.600 assinaturas. O objetivo da petição, conforme os organizadores, é pressionar o hospital para que voltem atrás e também para que o governador tome alguma providência, repassando mais verba para o HV ou optando por outra atitude que possa ajudar os animais.


De acordo com a presidente da Amigo Bicho, a petição foi uma decisão coletiva dos protetores independentes de Londrina e região. "Estão junto comigo a Ong AMAR, de Rolândia, e Defesa Animal, de Bela Vista do Paraíso."

(*Sob supervisão da repórter Fernanda Circhia)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade