Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Só no 1º semestre

400 animais form resgatados pela Polícia Civil em 2020

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
03 jul 2020 às 10:00
- Divulgação/PCPR
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Aproximadamente 400 animais que sofriam maus-tratos ou/e eram mantidos de maneira criminosa em cativeiros capital paranaense e na região metropolitana de Curitiba foram resgatados pela Polícia Civil do Paraná no primeiro semestre de 2020.

Destes, 80% referem-se a resgate de animais domésticos, como cães e gatos, além de cavalos. Esses são encaminhados para a ONG "O Protetor Independente”, onde ficam disponíveis para adoção. Os outros 20% dos resgates são de animais silvestres, como cobras, tartarugas e algumas espécies de aves. Esses são encaminhados para o Centro de Apoio à Fauna Silvestre da Prefeitura de Curitiba.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


De janeiro a junho a Polícia resgatou, em média, dois animais por dia. A maioria dos cães resgatados não possuem raça definida. No primeiro semestre, foram realizadas 78 operações e somente três delas tiveram como alvo criadores. "Isso mostra que o principal alvo não é o criador, mas sim o bem-estar animal como um todo”, salienta o delegado responsável pelas ações, Matheus Laiola.

Leia mais:

Imagem de destaque
Nesta sexta

Londrina terá ação educativa com crianças para combater a violência contra animais

Imagem de destaque
Nova pesquisa

Amantes de pets, londrinenses gastam, em média, R$193,30 mensais com cãozinho

Imagem de destaque
ExpoPet

ExpoLondrina permite entrada de animais domésticos pela primeira vez

Imagem de destaque
5 de abril

Dia do filho: saiba por que os pets estão sendo considerados membros da família


Divulgação/PCPR
Divulgação/PCPR


Maior número do período

Publicidade


Apenas em uma das operações, que aconteceu em abril deste ano, 80 cães foram retirados de um canil clandestino, em Bocaíuva do Sul, na região metropolitana de Curitiba. "Essa foi a nossa maior ação e houve uma força-tarefa para encaminhar os animais para recuperação e posteriormente para adoção”, relembra Laiola.


O delegado diz ainda que naquela ocasião, os policiais civis chegaram a encontrar animais que morreram, que estariam sendo servidos de alimento para outros cachorros. "Os cães estavam em péssimas condições, com feridas e até mesmo sujos de urina e fezes”, conta.

Publicidade


Divulgação/PCPR
Divulgação/PCPR


No local também foram encontradas medicações usadas de forma inadequada e aplicadas pela própria tutora, sem qualquer especialização, documentação ou autorização para fazer isso. A mulher foi autuada em flagrante pelo crime de maus-tratos.


A ação contou com o apoio da Organização Não Governamental SOS 4 Patas, de médicos veterinários e o do Instituto de Criminalística.

Publicidade


Interior


Laiola explica que é comum surgirem denúncias vindas de municípios situados no Interior do Paraná. Nesses casos, é iniciada a investigação pela unidade especializada da Polícia e posteriormente encaminhada para as unidades locais darem prosseguimento.

Publicidade


Segundo o delegado, a equipe especializada já conduziu investigações de casos ocorridos em Londrina e Maringá, no Norte do estado, bem como em Cascavel, no Oeste.


Penalização

Publicidade


Os tutores dos animais resgatados são autuados por crimes previstos na Lei Ambiental e assinam Termo Circunstanciado, podendo responder ao processo em liberdade. Se condenados, estão sujeitos a multa e em casos mais graves podem, inclusive, pegar até 1 ano de prisão.


Social

Além do trabalho de polícia judiciária, a Polícia também atua em diversas ações sociais, em prol dos animais e tutores dos mesmos que estejam em situações vulneráveis. Voluntariamente, os policiais civis ajudam a entregar alimentos para cachorros comunitários e cestas básicas para os tutores dos mesmos.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade