Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Bem-estar animal

A coceira não deixa seu cão em paz? Fique atento a esse sinal de alerta

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
31 jul 2020 às 09:42
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Embora muitos acreditem que o ato de coçar seja um comportamento normal do cão, quando isso se torna um hábito exagerado que causa, além de muita irritação ao animal, perda de pelo, vermelhidão, feridas e lesões, é hora de redobrar a atenção. É possível que seu cão esteja com problemas de pele e a coceira seja o mais evidente dos sintomas.


De acordo com pesquisa realizada pela Zoetis em 2016, com 400 veterinários em todo o Brasil, 63% responderam que casos relacionados à dermatologia correspondiam de 31% a 50% dos atendidos na clínica. Mais de 52% dos participantes também disseram que animais com prurido representavam de 31% a 50% dos cães assistidos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


E, entre profissionais dermatologistas, 62% responderam que essa reclamação está presente em 51% a 80% dos casos. "Esses dados mostram quão significativos são os problemas dermatológicos em cães e quanto isso pode afetar a qualidade de vida do animal e também a de seu tutor”, diz a médica-veterinária Juliane Basso, gerente de produtos de animais de companhia da Zoetis.

Leia mais:

Imagem de destaque
Doença silenciosa

30% dos gatos com mais de 15 anos apresentam quadro de doença renal crônica

Imagem de destaque
Só para eles

Arapongas inaugura “ParCão”, espaço para lazer de pets, nesta sexta

Imagem de destaque
Saiba mais

Macacos de Nicole Bahls deram início a investigação da PF contra traficantes de animais

Imagem de destaque
Cuidados essenciais

Pet operou? Saiba o que fazer na fase de recuperação


"Importante lembrar que a recomendação de um tratamento deve ser realizada sempre por um médico-veterinário, de acordo com o histórico e o diagnóstico de cada paciente, e que a escolha do método a ser utilizado deve ser feita em conjunto com o tutor do animal”, recomenda Alexandre Merlo, gerente técnico de animais de companhia da Zoetis

Publicidade


Muitos são os fatores que podem causar coceira – infecções, parasitas ou alergias. As alergias podem ser originadas por pulgas, comida ou alérgenos ambientais, como pólen, bolor ou ácaros de poeira. As mais comuns são a alergia a pulga, a alimentar e a dermatite atópica.


"É imprescindível que o tutor observe de perto o comportamento do animal. Por exemplo, se ele se mordisca, lambe-se com muita frequência ou esfrega-se excessivamente, além, é claro, das alterações na pele”, alerta Alexandre. "Um cão que se coça tem sua qualidade de vida muito afetada. Por isso, esse sintoma não deve nunca ser negligenciado pelo tutor”, reforça o especialista.


Para tratamentos curtos de dermatites alérgicas e controle da dermatite atópica, com alívio rápido e efetivo da coceira por 24 horas, a Zoetis recomenda Apoquel.

Mas se o seu cão recebeu o diagnóstico para dermatite atópica, a Zoetis conta também com outro grande aliado no tratamento da doença – Cytopoint.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade