Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Pets & pandemia

Animais contribuem para saúde de idosos em isolamento social

Redação Bonde
09 dez 2020 às 11:07
- Arquivo/Solary Ville
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

É comprovado que os animais contribuem para a melhora da qualidade de vida das pessoas. Pesquisas brasileiras e de outros países indicam que animais como cães, gatos, cavalos e aves podem ser utilizados para fins terapêuticos, oferecendo diferentes estímulos a níveis físico e psíquicos nos seres humanos.


Com objetivo de promover estes benefícios na vida de idosos, especialmente em períodos de isolamento social e distanciamento do convívio com familiares, casas de repouso apostam em terapias que sejam capazes de oferecer bem-estar. Uma pesquisa publicada pela American Association of Geriatric Psychiatry indica que 20% da população acima de 55 anos tem algum tipo de problema de saúde mental. Transtornos de humor, ansiedade, bipolaridade e depressão representam casos mais frequentes entre a faixa etária.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Estes transtornos são percebidos com mais frequência durante o distanciamento de idosos na pandemia de Covid-19. Na contramão, a Terapia Assistida por Animais (TAA), também conhecida como Pet Terapia, está sendo utilizada para amenizar o sentimento de solidão dos idosos isolados.

Leia mais:

Imagem de destaque
Nesta sexta

Londrina terá ação educativa com crianças para combater a violência contra animais

Imagem de destaque
Nova pesquisa

Amantes de pets, londrinenses gastam, em média, R$193,30 mensais com cãozinho

Imagem de destaque
ExpoPet

ExpoLondrina permite entrada de animais domésticos pela primeira vez

Imagem de destaque
5 de abril

Dia do filho: saiba por que os pets estão sendo considerados membros da família


"A cada 15 dias nós trazemos cães e aves para interagir com nossas idosas. Como resultado, vemos os olhos delas brilharem com os novos companheiros. Elas fazem carinho nos bichinhos, pegam no colo e se encantam com as visitas. Percebemos uma melhora no humor, mais serenidade e tranquilidade entre elas", explica Jane Mendes, responsável técnica da casa de repouso Solary Ville.

Publicidade


O que as profissionais percebem na prática é o que se chama de efeitos terapêuticos. A psicóloga Regina Celebrone, doutora em Distúrbios da Comunicação que atende idosos há quase duas décadas, explica que os animais são portadores de afetos que os humanos transferem, projetando sentimentos e humanizando o animal. "Na solidão do idoso, é um companheiro. É uma ótima alternativa, já que o idoso está privado dos relacionamentos sociais de grupo, como grupos de ginástica e clubes, por exemplo. O pet tem essa função de substituir os relacionamentos humanos", destaca.


Como são as visitas?

Publicidade


As idosas aguardam ansiosas pelos encontros com os animais. "Tudo acontece de forma bastante tranquila. Os animais são dóceis, dão e recebem carinho. As idosas interagem com eles no colo e brincam bastante. Já notamos uma melhora na qualidade de vida delas", destaca Jane.


Para que seja um momento benéfico para os humanos e animais, é preciso levar em consideração algumas questões nesta relação. Existem contraindicações que podem gerar mais estresse nos idosos. Antes de dar continuidade à pet terapia, é preciso observar quadros alérgicos e respeitar aqueles que não gostam ou têm medo dos animais.
É importante observar idosos que não se sentem bem com pelos e também avaliar aqueles que não possuem muita autonomia para lidar com os bichos. "É preciso fazer uma análise individual com os idosos, pois existem casos que o benefício terapêutico não supera o desconforto. O pet pode estimular ou piorar o sentimento de impotência do idoso", explica a psicóloga.

Com as idosas que posam para fotos com as aves, o cenário é diferente. "O objetivo é beneficiar a saúde mental, social, física e emocional das idosas e está dando certo. As visitas se tornaram momentos de alegria e descontração", finaliza Jane.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade