Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Cuide do pet!

Animais de estimação precisam de cuidados especiais no verão

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
26 nov 2019 às 09:37
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Não há dúvida que a chegada das estações mais quentes do ano altera a rotina das pessoas. Com os animais de estimação a situação não é diferente. Cães e gatos, os preferidos entre as famílias brasileiras, também necessitam de cuidados especiais para manter a disposição, a higiene e a saúde em dia durante a primavera e, principalmente, o verão.

O primeiro cuidado que deve ser tomado durante as estações mais quentes do ano faz referência ao modo como os animais se alimentam. Segundo Jueli Berger, médica veterinária da Esalpet, os bichos de estimação precisam de uma alimentação leve e de muita água. "Os animais sentem tanto ou até mais calor que os seres humanos. Em casa ou durante viagens, cães, gatos e outros bichinhos devem ter água à vontade, comida fresca e espaços para se abrigarem do sol forte”, explica.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Além disso, a veterinária destaca a importância de estar com a vacina contra a raiva e vermífugos em dia. "Nesse período mais quente, os animais são levados para passeios em parques, regiões litorâneas, grama e mato, além do contato com pessoas diferentes do convívio diário. Por esse motivo, é importante que ele esteja com a saúde em dia”, diz, lembrando que o ideal é que as pessoas evitem passear com seus pets entre 10h e 17h, horário de sol mais intenso e prejudicial à saúde do animal e do próprio dono.

Leia mais:

Imagem de destaque
Morto em voo

Tutor do cachorro Joca diz que caixa de transporte tinha identificação incorreta

Imagem de destaque
Poxa, Chico!

Macaco entra em mercado, bebe cerveja, abre alimentos e é apreendido em SC

Imagem de destaque
Tragédia

Estresse e temperatura do porão de avião podem ter causado a morte do cão Joca

Imagem de destaque
Durante exercício

Cavalos fogem do Palácio de Buckingham, machucam pessoas e danificam carros


Higiene redobrada - Jueli Berger reforça, também, que os cuidados com higiene de cães e gatos devem ser redobrados nas estações mais quentes e isso inclui a utilização de xampus antipulgas. "A quantidade de banhos semanais pode aumentar. Duas vezes é o ideal, além da tosa no caso de bichos mais peludos. Isso aumenta a sensação de conforto para o animal”, garante a veterinária da Esalpet. Por fim, ela ressalta a importância de levar o pet para uma consulta com o veterinário antes de grandes deslocamentos e viagens.

Publicidade


Confira os principais cuidados com animais de estimação durante o calor:


• Em casa ou durante viagens, cães, gatos e outros animais devem ter água à vontade, comida fresca e espaços para se abrigarem do sol forte;

Publicidade


• As vacinas contra a raiva e os vermífugos precisam estar em dia;


• Evite passear com seus pets entre 10h e 17h;

Publicidade


• Para o banho, utilize shampoos antipulgas;


• A tosa é indicada para os animais mais peludos durante as estações mais quentes;

• Leve seu animal de estimação para uma consulta com o veterinário antes de viagens longas.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade