Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Desastre natural

Animais marinhos sofrem com óleo encontrado em praias do Nordeste

Redação Bonde
14 out 2019 às 09:14
- Divulgação/UERN
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Além da flora e das praias de forma geral, os animais marinhos foram atingidos pelo petróleo contaminado encontrado em todo o litoral nordestino. O óleo poluente foi encontrado na costa da região há cerca de 30 dias e, desde então, 12 animais vítimas do vazamento foram encontrados por pesquisadores. Apesar de terem sido achados, os dados mostram como este tipo de contaminação é letal: oito morreram.

De acordo com um relatório do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), onze tartarugas foram resgatadas cobertas de petróleo. Destas, apenas quatro estão vivas e passam por tratamentos e tentativas de limpeza. O documento indicou anda que uma ave chegou a ser tratada, mas não resistiu e morreu.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O impacto do óleo contaminado na vida marinha pode ser muito maior. Isso porque o funcionamento das correntes marítimas não favorece a vinda dos animais até a costa, ou seja, outros mortos pela contaminação podem estar espalhados pelo oceano.

Leia mais:

Imagem de destaque
Doença silenciosa

30% dos gatos com mais de 15 anos apresentam quadro de doença renal crônica

Imagem de destaque
Só para eles

Arapongas inaugura “ParCão”, espaço para lazer de pets, nesta sexta

Imagem de destaque
Saiba mais

Macacos de Nicole Bahls deram início a investigação da PF contra traficantes de animais

Imagem de destaque
Cuidados essenciais

Pet operou? Saiba o que fazer na fase de recuperação


Na fotografia principal desta matéria, é possível observar uma das tartarugas oleadas encontrada pelos pesquisadores. Até esta segunda-feira (14), o animal permanecia em tratamento intensivo no Centro de Descontaminação de Fauna Oleada da UERN (Universidade Estadual do Rio Grande do Norte), na cidade de Natal.

Publicidade


Exemplar da espécie das tartarugas-oliva, o réptil estava na praia da Redinha Nova, completamente coberto pelo petróleo e com dificuldades para respirar.


Em entrevista para o portal UOL, o biólogo Flávio Lima, coordenador do Projeto Cetáceos Costa Branca da UERN, afirmou que a tartaruga está tomando diversos tipos de medicamentos, como antitóxicos, antibacterianos e anti-inflamatórios.

Publicidade


Divulgação/UERN
Divulgação/UERN


Outros animais menores, como peixes e caranguejos, também morreram em decorrência do acidente ambiental na costa brasileira.


Na última quinta-feira (3), o boletim do Ibama apontou que o petróleo chegou a atingir 124 praias de 59 municípios do nordeste brasileiro. Entretanto, o número de locais afetados pode ser ainda maior, já que o documento não avaliou o estado da Bahia.

Publicidade


De onde veio o petróleo?

No dia 26 de agosto, cerca de 5 metros cúbicos de óleo e água vazaram da Refinaria Abreu e Lima, Ipoba, Pernambuco. Na sequência, o petróleo começou a aparecer na praias nordestinas.


No entanto, a Semas (Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade) e a Petrobras argumentam que o material que vazou na refinaria e o óleo encontrado nas praias não têm relação.

Publicidade


A Petrobras afirmou que análises nas amostras de petróleo encontrada nas praias nordestinas permitem concluir que o produto não é produzido e nem comercializado no Brasil. Até o momento, a Petrobras tenta identificar o país de origem do óleo e as análises devem demorar cerca de 20 dias.


Confira algumas fotografias que mostram a dimensão do desastre em praias de Aracaju, em Sergipe:


Divulgação/Adema
Divulgação/Adema


Divulgação/Adema
Divulgação/Adema


Divulgação/Adema
Divulgação/Adema


Divulgação/Adema
Divulgação/Adema

(*Sob supervisão de Luís Fernando Wiltemburg)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade