03/08/21
PUBLICIDADE
Simples e divertido!

Aprenda 5 atividades para entreter seu pet em casa

Reprodução/Pixabay
Reprodução/Pixabay


No frio, com dias de baixas temperaturas e chuvas, humanos e animais tendem a sentir mais preguiça. Assim, a vontade é ficar debaixo das cobertas a maior parte do tempo. Já no verão, as temperaturas elevadas convidam ambos a praticar atividades ao ar livre. Contudo, em meio à pandemia, a recomendação ainda é que todos fiquem o máximo possível em casa.

Para aqueles que mantém a energia - tutores e animais -, Júnior Ferreira, adestrador e fundado do Simpatinhas, alerta que é possível se divertir dentro de casa.

Como garantir atividades físicas e diversão para o cachorro e até mesmo para os gatos sem sair de casa? Abaixo você confere cinco dicas do especialista:

Brinquedos

Uma das maneiras mais simples e eficazes de manter o pet dentro de casa gastando energia é com brinquedos apropriados.

Diante disso, é importante introduzir regularmente novos brinquedos na rotina do animal, ou mesmo alternar os que ele já possui para manter o interesse alto.

Se você perceber que seu cãozinho fica entediado facilmente, o adestrador indica experimentar brinquedos que distribuem comida.

"Esses brinquedos são estimuladores cerebrais perfeitos para o animal e irão mantê-lo gastando energia para conseguir a comida” – Diz Júnior.

Pista de obstáculos

Essa brincadeira pode ser um pouco mais trabalhosa, mas vale a pena! Ajudar o cãozinho a passar por uma pista de obstáculos pode ser tão divertido para o animal quanto para o dono. "Você não precisa gastar com essa atividade. Crie alguns obstáculos usando cadeiras, uma bola, garrafas ou qualquer outra coisa e incentive o seu melhor a amigo a atravessá-lo”, explica.

Esse tipo de atividade também pode ser interessante para os gatos que gostam de lugares para escalar, por isso, se você tiver felinos aposte em objetos nas paredes e em lugares altos.

O adestrador de cães lembra que é importante recompensar o animal com alguma comidinha e muitos elogios, além de adaptar cada obstáculo à capacidade física do bichinho.

Esconde-esconde

Cães e gatos são instintivamente programados para passar a maior parte do tempo em busca de algo para comer. Incentive o seu pet com essa atividade. "Esconda algum petisco em algum cômodo da casa e estimule o animal a procura-lo”, recomenda o adestrador.

Outra alternativa é se esconder em algum lugar e chamar o nome do seu pet com uma voz alegre e otimista até que ele te encontre e quando ele te encontrar o recompense com elogios. "Essa não e só uma ótima maneira para eles experimentarem uma estimulação cerebral e fazer exercício como também pode ajudar a construir um vínculo mais forte com o dono.”

Subida de escada

Subir e descer as escadas algumas vezes é uma maneira fácil de fazer o pet gastar energia. No entanto, se você, como dono, preferir não subir e descer os degraus com o seu animal, tente jogar brinquedos escada acima para o seu cachorro perseguir.

"Contudo, se o seu pet for mais velho ou tiver problemas nas articulações esse exercício não é indicado para ele e neste caso, o melhor a se fazer é consultar um especialista sobre quais atividades o seu cãozinho ou gato podem realizar", alerta Júnior.

Buscar

Quem disse que você tem que estar no quintal ou em um espaço ao ar livre para brincar o tradicional jogo de busca com seu animal? Se sua casa possuir um corredor comprido ou algum cômodo espaçoso, pegue o brinquedo favorito do seu pet e jogue longe, incentivando-o a buscar.

Apenas atente-se a remover qualquer objeto de valor que seu melhor amigo possa derrubar durante a brincadeira.

Como o exercício insuficiente pode levar a problemas comportamentais e ganho de peso, é importante garantir que as necessidades de brincadeira e socialização de seu animal de estimação permaneçam consistentes durante todo o ano.

"Por mais tentador que seja deixar seu pet quietinho nesses dias mais frios é importante para a saúde mental e física dele estimulá-lo a gastar energia”, complementa Júnior Ferreira.

Ficar em casa não precisa ser entediante. Os cães se divertem com brincadeiras interativas e essas cinco atividades certamente os manterão ativos e com o cérebro estimulado!

Entretanto, se você não tem tempo de dar ao seu pet a quantidade necessária de exercícios, uma boa opção é entrar em contato com uma creche para cães.
Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
Continue lendo
Nutrientes necessários

Cães e gatos bem nutridos apresentam melhor resposta às vacinas

03 AGO 2021 às 15h00
Pulo do gato

No clima das Olimpíadas: exímio saltador e corredor, seu gato é um atleta em potencial

02 AGO 2021 às 16h00
Único e especial

Dia do vira-lata: saiba mais sobre a 'raça' mais querida do país

31 JUL 2021 às 10h00
Frio intenso

Aprenda a fazer roupa para cachorro com roupas usadas

30 JUL 2021 às 15h45
Saiba como ajudar

Cães e gatos recebem proteção extra durante o frio em Apucarana

29 JUL 2021 às 15h30
'Me leva pra casa'

Está aberta campanha de adoção responsável de cães e gatos em Londrina

28 JUL 2021 às 15h30
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados