Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Simples e divertido!

Aprenda 5 atividades para entreter seu pet em casa

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
09 set 2020 às 09:22
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

No frio, com dias de baixas temperaturas e chuvas, humanos e animais tendem a sentir mais preguiça. Assim, a vontade é ficar debaixo das cobertas a maior parte do tempo. Já no verão, as temperaturas elevadas convidam ambos a praticar atividades ao ar livre. Contudo, em meio à pandemia, a recomendação ainda é que todos fiquem o máximo possível em casa.


Para aqueles que mantém a energia - tutores e animais -, Júnior Ferreira, adestrador e fundado do Simpatinhas, alerta que é possível se divertir dentro de casa.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Como garantir atividades físicas e diversão para o cachorro e até mesmo para os gatos sem sair de casa? Abaixo você confere cinco dicas do especialista:

Leia mais:

Imagem de destaque
Nesta sexta

Londrina terá ação educativa com crianças para combater a violência contra animais

Imagem de destaque
Nova pesquisa

Amantes de pets, londrinenses gastam, em média, R$193,30 mensais com cãozinho

Imagem de destaque
ExpoPet

ExpoLondrina permite entrada de animais domésticos pela primeira vez

Imagem de destaque
5 de abril

Dia do filho: saiba por que os pets estão sendo considerados membros da família


Brinquedos

Publicidade


Uma das maneiras mais simples e eficazes de manter o pet dentro de casa gastando energia é com brinquedos apropriados.


Diante disso, é importante introduzir regularmente novos brinquedos na rotina do animal, ou mesmo alternar os que ele já possui para manter o interesse alto.

Publicidade


Se você perceber que seu cãozinho fica entediado facilmente, o adestrador indica experimentar brinquedos que distribuem comida.


"Esses brinquedos são estimuladores cerebrais perfeitos para o animal e irão mantê-lo gastando energia para conseguir a comida” – Diz Júnior.

Publicidade


Pista de obstáculos


Essa brincadeira pode ser um pouco mais trabalhosa, mas vale a pena! Ajudar o cãozinho a passar por uma pista de obstáculos pode ser tão divertido para o animal quanto para o dono. "Você não precisa gastar com essa atividade. Crie alguns obstáculos usando cadeiras, uma bola, garrafas ou qualquer outra coisa e incentive o seu melhor a amigo a atravessá-lo”, explica.

Publicidade


Esse tipo de atividade também pode ser interessante para os gatos que gostam de lugares para escalar, por isso, se você tiver felinos aposte em objetos nas paredes e em lugares altos.


O adestrador de cães lembra que é importante recompensar o animal com alguma comidinha e muitos elogios, além de adaptar cada obstáculo à capacidade física do bichinho.

Publicidade


Esconde-esconde


Cães e gatos são instintivamente programados para passar a maior parte do tempo em busca de algo para comer. Incentive o seu pet com essa atividade. "Esconda algum petisco em algum cômodo da casa e estimule o animal a procura-lo”, recomenda o adestrador.

Publicidade


Outra alternativa é se esconder em algum lugar e chamar o nome do seu pet com uma voz alegre e otimista até que ele te encontre e quando ele te encontrar o recompense com elogios. "Essa não e só uma ótima maneira para eles experimentarem uma estimulação cerebral e fazer exercício como também pode ajudar a construir um vínculo mais forte com o dono.”


Subida de escada


Subir e descer as escadas algumas vezes é uma maneira fácil de fazer o pet gastar energia. No entanto, se você, como dono, preferir não subir e descer os degraus com o seu animal, tente jogar brinquedos escada acima para o seu cachorro perseguir.


"Contudo, se o seu pet for mais velho ou tiver problemas nas articulações esse exercício não é indicado para ele e neste caso, o melhor a se fazer é consultar um especialista sobre quais atividades o seu cãozinho ou gato podem realizar", alerta Júnior.


Buscar


Quem disse que você tem que estar no quintal ou em um espaço ao ar livre para brincar o tradicional jogo de busca com seu animal? Se sua casa possuir um corredor comprido ou algum cômodo espaçoso, pegue o brinquedo favorito do seu pet e jogue longe, incentivando-o a buscar.


Apenas atente-se a remover qualquer objeto de valor que seu melhor amigo possa derrubar durante a brincadeira.


Como o exercício insuficiente pode levar a problemas comportamentais e ganho de peso, é importante garantir que as necessidades de brincadeira e socialização de seu animal de estimação permaneçam consistentes durante todo o ano.


"Por mais tentador que seja deixar seu pet quietinho nesses dias mais frios é importante para a saúde mental e física dele estimulá-lo a gastar energia”, complementa Júnior Ferreira.


Ficar em casa não precisa ser entediante. Os cães se divertem com brincadeiras interativas e essas cinco atividades certamente os manterão ativos e com o cérebro estimulado!

Entretanto, se você não tem tempo de dar ao seu pet a quantidade necessária de exercícios, uma boa opção é entrar em contato com uma creche para cães.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade