Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Saúde bucal

Aprenda a escovar os dentes do seu cão da maneira correta

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
28 out 2019 às 09:34
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A escovação diária dos dentes do cão é necessária a partir dos seis meses de idade. Porém, o hábito a este cuidado pode começar logo cedo, nos primeiros meses de vida. Nesse processo, o médico veterinário tem o papel de orientar o tutor sobre a forma correta de realizar a higiene oral.

É importante que o profissional especializado lembre o dono de associar a escovação a um estímulo positivo, como uma brincadeira, um passeio ou um carinho, já que isso ajuda o animal a aceitar a higienização.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Confira abaixo nove dicas de Fernanda M. Lopes Kubitza, médica veterinária especializada em Saúde Oral do Hospital Veterinário Pet Care:

Leia mais:

Imagem de destaque
Durante exercício

Cavalos fogem do Palácio de Buckingham, machucam pessoas e danificam carros

Imagem de destaque
Morto em voo

Anac e Ministério de Portos e Aeroportos investigarão morte do cão Joca

Imagem de destaque
Cão Joca

Gol suspende transporte de animais por 30 dias após morte de cachorro; veja o que fazer

Imagem de destaque
Falha da companhia

Cão é levado para estado errado e morre após falha em transporte da Gol


1 - A pasta dental veterinária tem um sabor agradável para os cães e facilita a escovação, mas seu uso não é obrigatório, pois a fricção da escova já é suficiente para limpar os dentes.

Publicidade


2 - Utilizar, com delicadeza, uma escova dental com cerdas macias evita lesões, porém não usar cerdas ultra-macias, que não são abrasivas o suficiente para agir adequadamente. As escovas para humanos podem ser utilizadas nos cães.


3 - A pasta dental para humanos não é recomendada porque o teor de flúor presente nelas é tóxico para os animais. A maioria delas contém sabão e os animais vão engolir inevitavelmente.

Publicidade


4 - O cão deve estar bem confortável. Carícias e mimos ajudam a deixá-lo receptivo à escovação.


5 - Realizar a escovação em ambiente calmo e em um momento tranquilo e relaxado auxiliam o animal a aceitar a higienização.

Publicidade


6 - Não importa o horário em que a escovação será feita - pode ser até mesmo antes de comer - mas sempre que possível tentar estabelecer uma rotina para eles aceitarem mais rapidamente.


7 - A escova necessita estar posicionada a um ângulo de 45° em relação à superfície dos dentes para que as cerdas penetrem suavemente no sulco gengival. Movimentos circulares são corretos.


8 - A escovação deve ser diária, uma vez por dia, e que não precisa durar mais que um minuto.

9 - O uso da escova dental é fundamental. A dedeira pode ser utilizada no processo de adaptação, mas deve ser substituída pela escova assim que o animal estiver condicionado.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade