Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Wally

Baleia perdida no Mediterrâneo está morrendo em ilha na Espanha

Folhapress
24 mai 2021 às 17:42
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A jovem baleia cinzenta, batizada de Wally, está em uma situação grave na praia de Santa Ponsa, uma cidade turística de Maiorca, ilha espanhola. Nesta quinta-feira (20), o mamífero de oito metros de comprimento apareceu na costa da praia. Anteriormente havia sido avistada em Ibiza.


Wally está perdida há mais de dois meses no Mediterrâneo, que acabou se tornando um local difícil para achar alimento. "A respiração está cada vez mais lenta", afirma a veterinária Deora Morrinson, que está cuidando do animal, ao El País. "Ela é extremamente magra, é uma pena!", completa.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Para que a baleia não sofra, os especialistas recomendam sacrificar o animal. "Uma baleia desta espécie não é detectada no Mediterrâneo há 10 anos. E não é uma boa notícia, porque significa que algum fator a fez fugir do Pacífico", diz Juan Antonio Raga, professor de zoologia da Universidade de Valência.

Leia mais:

Imagem de destaque
Doença silenciosa

30% dos gatos com mais de 15 anos apresentam quadro de doença renal crônica

Imagem de destaque
Só para eles

Arapongas inaugura “ParCão”, espaço para lazer de pets, nesta sexta

Imagem de destaque
Saiba mais

Macacos de Nicole Bahls deram início a investigação da PF contra traficantes de animais

Imagem de destaque
Cuidados essenciais

Pet operou? Saiba o que fazer na fase de recuperação


O professor afirma que é a favor da "natureza seguir seu curso" ao invés do sacrifício da baleia. Especialistas acreditam que ela já está perto de morrer. "Ele está sofrendo. Nunca vi uma baleia cinzenta em Maiorca. E menos um bebê. Temos que esperar", disse Morrinson.


Estima-se que Wally tenha cerca de dois anos. A saga do animal vem sendo acompanhada há semanas, e ele já foi avistado em Marrocos, França e Itália. O habitat natural desta espécie é no Oceano Pacífico, porém os especialistas acreditam que ela possa ter se perdido devido ao aquecimento global.

Essa espécie normalmente migra ao longo da costa da Califórnia, entre o Alasca e a Baja Califórnia, no México. Atualmente, Wally está nadando muito devagar e perto do fundo do mar. A baleia não se assusta com os dois barcos (um do Save the Med e outro do Salvamento) que a vigiam a poucos metros de distância.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade