Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Menos solidão

Busca por adoção de animal dispara no Google, mas ONGs sentem efeitos da pandemia

Lívia Marra - Folhapress
22 jun 2020 às 08:37
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Adotar um animal de estimação e deixar a quarentena menos solitária e pesada foi o plano de muita gente nesta pandemia. Mas abrigos pertencem lotados de cães e gatos à espera de uma família.

O isolamento e incertezas provocados após os primeiros casos da doença no Brasil, levaram a uma queda nas adoções. Com os meses, pedidos voltaram a aumentar, mas ainda em número inferior ao registrado antes da chegada do vírus, segundo protetores.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A tendência também foi observada na internet. Após baixa em março, o interesse de busca pelos termos adoção de animais, adoção de cachorro e adoção de gatos passou a subir gradativamente a partir de abril. Agora em junho, o interesse já é o dobro do registrado em março e 73% maior que a média mensal dos últimos dez anos, segundo dados do Google Trends.

Leia mais:

Imagem de destaque
Doença silenciosa

30% dos gatos com mais de 15 anos apresentam quadro de doença renal crônica

Imagem de destaque
Só para eles

Arapongas inaugura “ParCão”, espaço para lazer de pets, nesta sexta

Imagem de destaque
Saiba mais

Macacos de Nicole Bahls deram início a investigação da PF contra traficantes de animais

Imagem de destaque
Cuidados essenciais

Pet operou? Saiba o que fazer na fase de recuperação


Ainda de acordo com a empresa, o interesse em filhotes também está em nível recorde. Os cuidados aparecem em perguntas mais buscadas sobre o termo. As pessoas querem saber como cuidar, como adestrar, como cuidar, como fazer o filhote parar de morder ou de chorar.

Publicidade


Apesar desse movimento, são animais adultos que sobram em abrigos, geralmente resgatados após sofrer abandono e maus-tratos.


A ONG Cão Sem Dono, que acolhe cerca de 500 animais em São Paulo, viu doações e ajuda financeira caírem após a pandemia, enquanto os pedidos de resgate aumentaram. Em março, com feiras suspensas por causa do vírus e do isolamento social, nove cães foram doados -com os eventos ativos, eram cerca de 25 no mês.

Publicidade


Publicações em rede social ajudaram a divulgar animais que buscam uma família. Com o tempo, o número de adoções voltou a subir, mas ainda é 35% menor do que antes do coronavírus, estima Vicente Define, diretor do grupo.


Situação parecida é enfrentada pelo Clube dos Vira-Latas, que também tem aproximadamente 500 animais sob sua responsabilidade e aponta a falta de ajuda financeira como preocupação.

Publicidade


No início da pandemia, poucas adoções se concretizavam, apesar da procura. Mas a soma, desde então, é de 38 animais que ganharam uma casa. Para Claudia Demarchi, presidente da ONG, os números são reflexos do home office e disponibilidade do tutor para ficar com os bichinhos.


Fotos para os candidatos a adotantes são enviadas até por WhatsApp. Depois, a entrega é feita no abrigo, com todos os cuidados de distanciamento.

Publicidade


Gatos


De acordo com o Google, o interesse em gatos em junho já é 33% maior que o registrado no mesmo mês no ano passado. Já o interesse em cães é 27% maior.

Publicidade


No interior de São Paulo, a Alpa Limeira sentiu esse movimento. Segundo Cassiana Fagoti, presidente da ONG, houve aumento apenas nas adoções de felinos.


O grupo investe em fotos, vídeos e textos nas redes para atrair adotantes, mas, apesar de relatos de interesse, a maioria não retorna ao processo para poder levar um animal para casa.

Assim como as outras ONGs ouvidas pelo blog, a Alpa amarga redução nas adoções e doações financeiras. O grupo é responsável por 58 animais, sendo 17 gatos.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade