30/07/21
PUBLICIDADE
Descubra!

Cães e gatos podem comer ovos?

Pixabay
Pixabay


Alguns tutores têm dúvidas se seus bichinhos de estimação podem comer ovo, porém, é só pensarmos nas propriedades deste rico alimento que teremos as respostas. O ovo é praticamente proteína pura, ingrediente essencial para a alimentação dos humanos e dos pets (cães e gatos).

Pensando em alimentos in natura e frescos, o ovo é uma excelente fonte de importantes nutrientes: proteína de alto valor biológico (fornecendo todos os aminoácidos essenciais), vitaminas (riboflavina, vitamina E, vitamina B6, vitamina A, ácido fólico, colina, vitamina K, vitamina D e vitamina B12), minerais (zinco, cálcio, selênio, fósforo e ferro) ômega 3 e compostos ativos (luteína e zeaxantina).

Dada à curiosidade e interesse pelo tema, a Dra. Milena Cornacini, Nutricionista Clínica, Esportiva e Ortomolecular, Mestre e Doutora em Nutrição e Consultora Técnica da Katayama Alimentos, responde algumas questões.

De acordo com a especialista, o ovo pode trazer muitos benefícios para os pets, considerando cães e gatos. "O ovo favorece a beleza e a saúde da pele e da pelagem, reduz consideravelmente a queda de pelos, graças ao alto teor de proteínas de alto valor biológico, proporciona nutrientes que protegem as articulações, aumenta naturalmente a imunidade, é livre de conservantes, corantes, flavorizantes e outros aditivos artificiais, reduz o risco de formação de cálculos urinários e infecção urinária, em função do alto teor de umidade, ajuda a manter o peso ideal e a massa magra naturalmente, favorece a produção de células vermelhas do sangue e traz muito mais disposição e vitalidade".

Caso o animal tenha alterações das funções renal ou hepática, a proteína deverá ser ajustada e, desta forma, o ovo poderá não ser indicado, ou em casos de alergia, intolerância ou sensibilidade a algum componente do ovo. Por isso, é importante consultar um veterinário.

A indicação é oferecer o mais natural possível, sem sal e temperos. "Pode ser servido como petisco, misturado à refeição completa ou à ração, ou como fonte proteica em substituição às carnes, atendendo a preferência e a individualidade do animal. O ideal é oferecer sempre clara e gema juntos, os nutrientes se complementam: a clara é rica em proteínas e a gema em lipídeos", orienta Cornacini.

A especialista ainda orienta alguns cuidados em oferecer o ovo cozido ou cru. O ovo inteiro cru com casca apresenta ótima proporção de fósforo e cálcio. No entanto, o ovo cru apresenta alguns riscos, como uma enzima chamada avidina, que reduz a absorção da biotina (vitamina B) e que pode levar a problemas de pele e também o risco de conter a Salmonella, bactéria que pode causar doenças. Por isso, quando for escolher a técnica dietética do pet, se ovo cru ou cozido, o ideal é consultar sempre um veterinário especialista em nutrição animal natural, que poderá desenvolver um plano alimentar seguro, respeitando as características individuais e nutricionais ideais.

O alimento pode ser oferecido de uma a duas vezes na semana, seguindo a orientação nutricional personalizada do animal. A quantidade deve ser prescrita de acordo com o peso, o estilo de vida e a saúde do pet.

Dica para a casca do ovo

De acordo com a especialista, a casca do ovo é riquíssima em cálcio e pode ser oferecida aos animais na forma de farinha (quanto mais fina, melhor é absorvida e aproveitada). O cálcio é um mineral necessário para a saúde dos ossos e dos dentes, além de ter papel essencial na contração muscular, na coagulação sanguínea e na transmissão dos impulsos nervosos.

Para otimizar o aproveitamento do cálcio presente na casca de ovo, dissolva o pó em água e limão (para cada 10 cascas de ovos, acrescente 250 ml de água e duas colheres de sopa de suco de limão) e deixe secar. Cada 1/2 colher de chá de pó de casca de ovo fornece cálcio suficiente para 250 gramas de carne desossada. Procure oferecer cálcio e fósforo na proporção de 1:1. Uma colher de chá de farinha de casca de ovo fornece 1.800 mg de cálcio. Mas, antes de oferecer a casca do ovo procure se orientar com seu veterinário.
Redação Bonde com assessoria de imprensa
Continue lendo
Frio intenso

Aprenda a fazer roupa para cachorro com roupas usadas

30 JUL 2021 às 15h45
Saiba como ajudar

Cães e gatos recebem proteção extra durante o frio em Apucarana

29 JUL 2021 às 15h30
'Me leva pra casa'

Está aberta campanha de adoção responsável de cães e gatos em Londrina

28 JUL 2021 às 15h30
Tem felinos?

Conheça os principais cheiros que incomodam os gatos

27 JUL 2021 às 17h00
Cães ainda dominam

Gatos ganham espaço nos lares devido à pandemia, aponta pesquisa

26 JUL 2021 às 16h00
Cuidados básicos

Confira seis medidas para manter seu pet aquecido nos dias frios

23 JUL 2021 às 15h30
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados