Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Você sabia?

Cães e gatos podem ser hemofílicos; conheça causas e sintomas

Folhapress
01 mar 2021 às 17:50
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Sangramentos excessivos e hematomas podem ser sinais de hemofilia em pets. Assim como ocorre com humanos, não há cura e, no caso de cães e gatos, o tratamento é mais complexo devido à baixa disponibilidade de bancos de sangue animal.


A doença -um distúrbio de coagulação- é hereditária e mais comum em cães machos das raças pastor alemão e dobermann. Entre os gatos, algumas raças têm maior predisposição genética, como maine coon, devon rex e british shorthair.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo hospital veterinário Sena Madureira, em São Paulo, a doença aparece quando o animal ainda é filhote. O pet tem sangramentos espontâneos e excessivos pelo cordão umbilical ou na troca dos dentes. Também pode apresentar hematomas, sangramento pelo nariz, expulsão de sangue através de tosse, sangramentos pelo trato gastrointestinal, além de hemorragias associadas a traumatismos.

Leia mais:

Imagem de destaque
Nesta sexta

Londrina terá ação educativa com crianças para combater a violência contra animais

Imagem de destaque
Nova pesquisa

Amantes de pets, londrinenses gastam, em média, R$193,30 mensais com cãozinho

Imagem de destaque
ExpoPet

ExpoLondrina permite entrada de animais domésticos pela primeira vez

Imagem de destaque
5 de abril

Dia do filho: saiba por que os pets estão sendo considerados membros da família


Existem dois tipos de hemofilia -A e B-, e o diagnóstico é feito a partir de exame de sangue.

Publicidade


"O diagnóstico da hemofilia é fechado após a realização de testes que avaliam a atividade dos fatores de coagulação sanguínea. Os tipos de hemofilia diferem entre si não pela gravidade, mas pelos fatores da coagulação que estão envolvidos. Ambos podem ser de leves a graves, a depender do grau de comprometimento da coagulação", afirma a veterinária Fernanda Fragata, diretora do hospital veterinário.


A hemofilia é transmitida por fêmeas fenotipicamente normais, mas portadoras do gene -possuem apenas uma cópia do gene defeituoso. Apesar de não haver cura, a doença pode ser controlada.

Publicidade


"O tutor deve evitar situações que podem desencadear quadros hemorrágicos, mas, caso ocorram, o tratamento envolve a reposição dos fatores de coagulação deficientes através de transfusão sanguínea", diz a veterinária.


Sangue em falta

Publicidade


Animais portadores de outras doenças ou que sofreram acidentes também podem precisar de transfusão de sangue.


Se bancos para humanos sempre operam com baixos estoques, não é diferente em hemocentros para pets -e tutores sofrem para conseguir um doador compatível para seu cão ou gato. Por isso, a doação é tão importante.

Cães adultos, saudáveis e com mais de 25 kg podem ser doadores. Bancos de sangue, clínicas e centros comerciais costumam fazer campanhas para atrair animais. Tutores também podem procurar locais perto de casa e levar seu peludo para esse gesto de solidariedade.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade