O Hospital Veterinário da UniFil de Londrina está tratando de uma capivara que foi resgatada em Apucarana (Centro-Norte), no fim de semana, após entrar no quintal e cair na piscina de uma residência. A coordenadora Daniela Martina informa que a fêmea, de aproximadamente 60 quilos, está em período inicial de gestação e se recupera bem, apesar de ter chegado ao HV segunda-feira (12) com um grande ferimento no peito.
"Fizemos vários exames clínicos e radiografia, constatamos começo de pneumonia e feridas infeccionadas profundas. A avaliação sanguínea também apresentou alterações significativas em rim. Ela vai no permanecer em tratamento no CAFS (Centro de Apoio à Fauna Silvestre) e, se tudo correr bem, deve receber alta na semana que vem para ser reintegrada à natureza. Foi uma alegria da equipe constatar que a capivara espera filhote", relata a médica veterinária. O hospital é referência regional no atendimento a animais silvestres e exóticos.
Leia mais:

Macaco-prego fêmea que levou tiros morre atropelada em Londrina

Filhote de gato-maracajá e harpias recebem microchip no Refúgio Biológico da Itaipu

Dois ursos escapam de parque na Inglaterra atraídos por reserva de mel

Polícia Militar do Paraná treina cães para auxiliar no tratamento de crianças com TEA
Daniela Martina destaca o bom trabalho da Secretaria do Meio Ambiente de Apucarana e demais órgãos públicos que atuaram no resgate e remoção da capivara até o hospital.
“Estamos acompanhando de perto o caso, em diálogo direto com a equipe do CAFES da Unifil. Essa capivara representa não apenas uma vida resgatada, mas também a esperança da nova vida que ela carrega", afirmou o secretário de Meio Ambiente de Apucarana, Diego Silva, por meio de nota. Ele também destacou o trabalho do HV.
Leia também:
