Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Saiba mais

China retira cachorro de lista de animais criados para consumo, e protetores comemoram

Lívia Marra - Folhapress
01 jun 2020 às 08:55
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Ministério da Agricultura chinês oficializou que cães deixam de ser considerados animais para consumo e sinalizou que a prática pode ser proibida.

A medida foi publicada na última sexta-feira (29), com a atualização de catálogo que orienta a criação de animais para abate. Cachorros ficaram fora da lista.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Em abril, em uma ação histórica, o governo chinês elaborou novas diretrizes para reclassificar cães como animais de estimação e abriu uma consulta pública -a maioria se opôs a classificar cães para criação como gado, por exemplo. A proposta veio como parte de uma resposta pós-pandemia de coronavírus.

Leia mais:

Imagem de destaque
Doença silenciosa

30% dos gatos com mais de 15 anos apresentam quadro de doença renal crônica

Imagem de destaque
Só para eles

Arapongas inaugura “ParCão”, espaço para lazer de pets, nesta sexta

Imagem de destaque
Saiba mais

Macacos de Nicole Bahls deram início a investigação da PF contra traficantes de animais

Imagem de destaque
Cuidados essenciais

Pet operou? Saiba o que fazer na fase de recuperação


Na ocasião, ao informar sobre a mudança, o Ministério da Agricultura citou o progresso da civilização humana, a preocupação pública e o amor pela proteção dos animais.

Publicidade


A atualização do catálogo agora é motivo de comemoração por protetores da causa animal.


Para a HSI (Humane Society International), embora ainda não seja uma proibição, é o sinal mais evidente de mudança para que o comércio da carne de cães e gatos seja banido no país, como já ocorre nas cidades de Shenzhen e Zhuhai.

Publicidade


A decisão também é comemorada porque ocorre semanas antes da data prevista para o tradicional festival de Yulin, onde cães são o prato principal.


Peter Li, especialista em políticas da China para a HSI, afirma que o anúncio permite às cidades agirem para proteger os animais de matadouros.


Comer carne de cachorro é uma prática comum em países asiáticos, embora isso tenha mudado com o tempo e seja condenado pelos mais jovens.

O próprio Ministério da Agricultura chinês ressalta essa mudança e observa que cães são animais de companhia ou têm funções como animais de serviço.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade