26/11/20
PUBLICIDADE
Veja as dicas!

Como tornar os ambientes mais seguros e aconchegantes para seu pet

Unsplash
Unsplash


Assim como nossos corações, os pets invadiram nossas casas. Cada vez mais os animaizinhos de estimação fazem parte da rotina de milhões de brasileiros. Hoje, mesmo que a pessoas não tenha um quintal grande em casa, é possível ter um pet. Por isso, é importante que a decoração dos cômodos seja pensada de acordo com o bem-estar e segurança dos nossos companheiros.


De acordo com um levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 62% das casas do Brasil têm pelo menos um cachorro ou gato como morador. Essa porcentagem equivale a 40,4 milhões de residências espalhadas por todas as regiões. Esses novos números confirmam a tendência de que cada vez mais pessoas e famílias buscam um animal de estimação para companhia, dar e receber afeto e atenção

Segurança em primeiro lugar
Para quem mora em residências com com janelas altas do chão ou apartamentos, é de extrema importância se atentar para as telas de proteção. Apesar de não ser um item exatamente de decoração, o uso das telas é imprescindível quando se tem um cão ou gato em casa.

Necessidades
Todo o animalzinho de estimação, assim como nós, precisa de um local para satisfazer suas necessidades fisiológicas. Durante a reforma ou decoração do ambiente é preciso considerar espaços específicos para o descanso, alimentação e necessidades fisiológicas dos pets. Para facilitar o acesso à essas áreas, passagens adaptadas podem ser instaladas nas portas.

Atenção ao escolher o piso
A escolha do piso é um ponto que traz benefícios ao animal e pode até facilitar o trabalho do dono. Isso porque o piso precisará ser limpo com frequência na presença do bichinho. O porcelanato aparece como o tipo de revestimento que atende os mais variados estilos de decoração e podem ser limpos com facilidade. Se o animal ainda não faz suas necessidades no tapetinho higiênico ou caixa de areia, os pisos de madeira e laminado não são a melhor escolha, pois o material sofre com os arranhões, deteriora com a acidez da urina e limita o processo de limpeza. Vale lembrar que se você possui um animal com pelos longos e mora em regiões quentes do país, opte pelos pisos mais frios, pois eles vão ajudar a manter o ambiente e o animal mais frescos.

Hora da diversão
Se o animal passa muito tempo sozinho em casa, é muito importante investir em brinquedos para pets. Assim, o animal poderá passar mais tempo distraído e não irá acumular muito stress durante o dia. As opções de brinquedos no mercado são infinitas e, além de entreter o bichinho, ainda ajudam a não comprometer a decoração.

Casinhas para pets
Se você mora em apartamentos ou se o animal de estimação da família dorme dentro de casa, não há necessidade de incluir a estrutura de uma casinha completa para os pets na decoração. Basta utilizar alguma caminha ou estruturas estofadas em algum cantinho da residência. Para quem tem uma boa área externa e pretende construir um espaço só para o cachorro, um ótimo material é o pistão, que propicia uma limpeza facilitada e permite que o ambiente fique mais arejado.

Protegendo as paredes
Muitos animais gostam de esfregar o corpo nas paredes da casa. Para não danificar a pintura do local, o mercado oferece inúmeras opções de tintas acrílicas laváveis e que facilitam a faxina. As versões de vinil podem ser facilmente higienizadas com um pano úmido.

Móveis e decoração

Em casa, os animais de estimação podem estragar a decoração da casa. Sendo assim, aconselha-se que o dono utilize estantes fechadas em casa, pois não haverá o risco do pet danificar objetos da decoração e provocar acidentes. No caso de gatos, que adoram subir nos móveis, a marcenaria pode ser pensada para proporcionar um maior grau de dificuldade nessa escalada. Quanto às cadeiras estofadas e sofás, a impermeabilização ou blindagem do tecido é uma grande aliada para evitar manchas e arranhões. Indica-se que as cortinas sejam persianas de rolo. Já no caso dos tapetes, a sugestão é escolher um modelo produzido com fibras sintéticas de vinil e poliéster, que são laváveis e apresentam a trama totalmente fechada.
Redação Bonde
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Continue lendo
Defesa animal

Macaca Teca é resgatada do Bosque Central de Londrina

25 NOV 2020 às 11h01
Hora de brincar!

Arena Anhembi, em SP, ganha área de recreação para cães

24 NOV 2020 às 08h39
Primeiros casos

UFPR confirma presença de vírus SARS-CoV-2 em dois cães de Curitiba

23 NOV 2020 às 14h22
Boa notícia!

Pets abandonados recebem abrigo em terminal de ônibus na Grande SP

20 NOV 2020 às 11h50
Saúde pet

O diagnóstico de diabetes é comum entre os animais, saiba quais são os cuidados necessários

16 NOV 2020 às 11h10
Pesquisa

UEL estuda efeitos da Covid-19 em cães, gatos e animais silvestres

16 NOV 2020 às 09h50
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados