10/05/21
PUBLICIDADE
Dicas!

Confira como tornar mais fácil a convivência com um cão cego

Pixabay
Pixabay


Os cães precisam de muitos cuidados - dar atenção, disciplina e atender as necessidades básicas exigem tempo e dedicação dos tutores. Isso é intensificado quando o animal tem alguma necessidade especial.


Os motivos que levam um cão a ficar cego podem ser muitos. Há algumas doenças que podem causar a cegueira em cachorros jovens, como doença do carrapato ou glaucoma, ou a idade avançada, em que podem ocorrer a catarata canina ou a degeneração da retina.

Independente do motivo, conviver com um animal cego pode ser algo fácil, visto que o sentido mais importante dele é o olfato. Confira algumas dicas para auxiliar no convívio:

- Se o seu cão está ficando cego ou já convive com um, mudar a posição de móveis e objetos pode confundi-lo. Deixar as coisas no lugar auxiliará o cachorro a decorar o ambiente, evitando acidentes e facilitando para encontrar o local de comer e beber, por exemplo.

- Avisar as visitas que o seu cão é cego evita que pessoas desconhecidas aproximem-se sem cautela, pois um cão cego pode ser mais desconfiado com o que está ao seu redor. Assim, evitam-se sustos ou situações desagradáveis para o animal.

- Muitos tutores sentem pena de seu cachorro por ser cego. No entanto, é importante estimular e encorajá-lo quando ele estiver se sentindo seguro para brincar, sem mimar ou sentir pena. Um cão muito mimado pode se tornar inseguro e ter seu desenvolvimento impossibilitado.

- Se os móveis possuem quinas, são frágeis ou apresentam materiais cortantes ou com pontas, evite deixá-los à mostra ou utilize materiais de proteção.

- Na hora de brincar, utilizar brinquedos que façam barulhos e petiscos incentivam o olfato e a audição, e ajudam a treiná-lo ainda mais.

Com informações do site Portal do Dog.

*Sob supervisão de Larissa Ayumi Sato.
Ana Clara Marcondes - estagiária*
Continue lendo
Veja o vídeo

Funcionário de balsa pula no mar para resgatar cachorro em SP

10 MAI 2021 às 14h50
Hora do passeio

Ferroviário aposentado constrói trenzinho para cães

07 MAI 2021 às 16h12
Entenda

Cavalo cai de telhado e assusta família em Presidente Prudente

06 MAI 2021 às 16h30
Lar temporário

Maringá lança programa PetLar Solidário e incentiva adoção responsável

06 MAI 2021 às 14h30
Faxina felina

Gato 'limpa' a casa e conquista a internet; veja o vídeo

05 MAI 2021 às 15h32
Denuncie

Sema adota formulário on-line para denúncias de maus tratos a animais

04 MAI 2021 às 16h15
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados