Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Cuide de seu pet!

Conheça 7 sinais que indicam que seu cachorro sofre de ansiedade de separação

Lívia Marra - Folhapress
19 ago 2020 às 08:46
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Ficar o tempo todo com o cachorro é muito bom. Brincar, e parar são ótimas ações para tutores e cães. Contudo, se o animal uiva, chora ou destrói objetos quando o tutor precisa sair, pode ter desenvolvido ansiedade de separação.


O distúrbio é resultado de uma dependência psicológica intensa, e o cão sofre com a ausência temporária da família.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O comportamento do tutor afeta, e especialistas recomendam não mimar excessivamente o pet - mas dar carinho, sempre!

Leia mais:

Imagem de destaque
Em Foz

Tutor é preso por matar pitbull após animal atacar cão da vizinha no PR

Imagem de destaque
Morto em voo

Tutor do cachorro Joca diz que caixa de transporte tinha identificação incorreta

Imagem de destaque
Poxa, Chico!

Macaco entra em mercado, bebe cerveja, abre alimentos e é apreendido em SC

Imagem de destaque
Tragédia

Estresse e temperatura do porão de avião podem ter causado a morte do cão Joca


"Os cachorros são companheiros e se apegam muito a sua família humana, mas quando existe um apego incontrolável com seu tutor, o pet começa apresentar uma série de problemas quando precisa ficar sozinho em casa", afirma Cleber Santos, especialista em comportamento animal e proprietário da Comportpet.

Publicidade


Mudança no tratamento diário, passeios mais longos e terapias -que podem incluir florais e musicoterapia- estão entre os tratamentos.


Santos lista abaixo sete sinais do distúrbio nos cães:

Publicidade


• Lambedura compulsiva das patas: é comum cães fazerem isso para higienização e para demonstrar carinho. No entanto, quando esse comportamento se torna excessivo e frequente, pode causar sérias consequências à saúde do seu cão, como dermatite por lambedura.


• Choro desesperado: o choro, assim como latido, são formas de o animal se comunicar. Por isso, o tutor precisa ficar atento para identificar por que o pet está gritando - se está infeliz, triste ou estressado.

Publicidade


• Necessidades em locais impróprios e recepção exagerada: se cães acostumados a fazer suas necessidades em determinados locais mudam de comportamento de uma hora para outra, é sinal que algo não está bem. O tutor também pode notar se o pet passa a recebê-lo com demonstrações de afeto e carinho extremos e, muitas vezes, deixa escapar o xixi.


• Uivos após a saída do tutor: uivos também são forma de comunicação, e se surgem quando o pet fica sozinho é grande sinal de que ele está angustiado, estressado e frustrado.

Publicidade


• Destruição de objetos da casa: um cachorro é tranquilo, mas que destrói objetos quando a família não está em casa, mostra que fica inquieto, nervoso e angustiado por sentir falta do tutor.


• Barulho em excesso: o cão expressa muitas coisas pelo latido. É importante observar se ele faz isso excessivamente e, principalmente, quando escuta ruídos, como campainha e interfone.

• Interação somente com humanos: se o pet passa a interagir apenas com o tutor ou outras pessoas e quando está na presença de outros cães demonstra agressividade e falta de socialização, é outro alerta. A situação é complicada porque pode trazer situações adversas e difíceis de serem controladas.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade