Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
'Blob'

Conheça a criatura misteriosa que tem mais de 720 sexos

Redação Bonde
30 out 2019 às 10:11
- Divulgação/French National Centre
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Um dos organismos mais misteriosos da ciência começou a ser exibido no zoológico de Paris, na França, há alguns dias. A criatura, que não é animal, planta e nem fungo, possui apenas uma célula com vários núcleos que têm DNA e é dona de características impressionantes que intrigam os cientistas há muitos anos.

Com o nome científico Physarum polycephalum, o organismo ficou famoso pelo nome 'Blob', que foi inspirado no filme 'The Blob', de 1958, que é traduzido no Brasil como 'A bolha assassina'. No enredo do longa, os cientistas não sabem muito bem do que se trata a bolha e, agora, com o organismo misterioso, a situação é semelhante.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A criatura tem características extremamente peculiares que chamam atenção: sem olhos, boca e estômago, o 'Blob' não é capaz de digerir qualquer alimento e, mesmo assim, consegue dobrar de tamanho em apenas um dia; também não possui braços ou pernas, mas se locomove e, além disso, caso seja cortado ao meio, pode se regenerar um pouquíssimo tempo e continuar a viver normalmente.

Leia mais:

Imagem de destaque
Doença silenciosa

30% dos gatos com mais de 15 anos apresentam quadro de doença renal crônica

Imagem de destaque
Só para eles

Arapongas inaugura “ParCão”, espaço para lazer de pets, nesta sexta

Imagem de destaque
Saiba mais

Macacos de Nicole Bahls deram início a investigação da PF contra traficantes de animais

Imagem de destaque
Cuidados essenciais

Pet operou? Saiba o que fazer na fase de recuperação


Apesar de todas as especificidades, há duas que chamam atenção: mesmo sem cérebro, o organismo é capaz de aprender e de transmitir conhecimentos e, em seu mundo, no qual não existem machos e fêmeas, a criatura possui nada mais, nada menos que 720 sexos diferentes. Isto quer dizer, em termos científicos, que o organismo produz 720 células sexuais.

Publicidade


O nome científico Physarum polycephalum significa, literalmente, "bolor de várias cabeças". O organismo já habitava a Terra 500 anos antes do ser humano e, até hoje, os cientistas ainda não sabem muito sobre ele.


O 'Blob' não é raro e pode ser comumente encontrado em locais onde folhas estão em decomposição, em troncos de árvores e em locais frescos e úmidos.


Para Bruno David, diretor do zoológico de Paris, a característica mais fascinante da criatura é a capacidade de pensamento e raciocínio. "Ele é capaz de memorizar, é capaz de adaptar seu comportamento, é capaz de resolver problemas, de se movimentar por um labirinto, procurar soluções de otimização, de se comportar um pouco como um animal", comenta David ao G1.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade