12/05/21
PUBLICIDADE
Fique atento!

Cuidados fundamentais com a pele dos cães

Pixabay
Pixabay


Responsável por proteger o organismo e regular a temperatura corporal, a pele é o maior órgão dos cães e, por isso, merece toda atenção. A dermatite canina é uma das doenças mais recorrentes nesses animais. Ela nada mais é do que a inflamação na pele do animal e costuma ser mais comum em raças com a pelagem longa e espessa, como no caso dos cães Golden Retriever, e naquelas com muitas dobras, como os da raça Shar-Pei.


As causas para os problemas de pele em cães são as mais variadas - parasitas, alergias, questões hormonais ou contato com produtos químicos, por exemplo. Podem surgir sinais como erosões, nódulos ou mudanças no comportamento do pet, que passa a ter mais coceira ou lambedura em determinadas regiões. Ao menor sinal é importante procurar um médico veterinário para que o incômodo não evolua para uma doença mais grave.

Para ajudar os tutores, a Hill's Pet Nutrition preparou uma lista com alguns cuidados fundamentais com os cães para evitar problemas de pele:

- Frequência de banhos: é comum que os tutores fiquem em dúvida sobre a periodicidade dos banhos dos cães. Não existe uma regra, pois a frequência muda de acordo com as particularidades do cão. No geral, não é recomendado dar banhos toda a semana em cachorros, já que isso pode fazer com que o animal perca a proteção da pele feita por meio da oleosidade natural. Para os tutores que preferem dar banho nos cães em casa, é importante sempre secar bem o animal e tomar cuidado para não entrar água nas orelhas do pet.

- Escovação dos pelos: esse é um cuidado importante, que vai além da questão estética. Escovar o cão evita a proliferação de fungos, bactérias e outras doenças de pele. No caso do animal de pelagem mais longa, o ideal é escovar o pêlo até três vezes por semana. Já para aqueles com pelo curto, vale escovar toda semana, mas mais para conseguir remover o subpelo e ajudar na troca da pelagem sazonal.

- Uso de produtos específicos: muitos tutores dão banho nos cães com shampoo e sabonete para humanos, o que pode causar danos na pele do animal. É sempre importante utilizar produtos feitos para cães na hora da higiene e um médico- veterinário pode indicar as melhores opções.

- Pulgas e carrapatos: Geralmente, os tutores tratam a questão de pulgas ou carrapatos quando o animal já está se coçando muito. O recomendado é fazer tratamentos preventivos para estes casos, sejam orais, tópicos ou coleiras específicas.

- Cuidado com a limpeza do ambiente: a pele de alguns cães pode ser bastante sensível com relação à produtos químicos utilizados para limpar o chão e outros espaços dentro de casa. Vale afastar o cão na hora de fazer a limpeza já que a composição de alguns destes produtos pode causar irritação na pele do animal.
Redação Bonde com assessoria de imprensa
PUBLICIDADE
Continue lendo
Ameaçado de extinção

Registro raro de tubarão-martelo deve contribuir para a criação de políticas públicas de conservação

11 MAI 2021 às 14h30
Veja o vídeo

Funcionário de balsa pula no mar para resgatar cachorro em SP

10 MAI 2021 às 14h50
Hora do passeio

Ferroviário aposentado constrói trenzinho para cães

07 MAI 2021 às 16h12
Entenda

Cavalo cai de telhado e assusta família em Presidente Prudente

06 MAI 2021 às 16h30
Lar temporário

Maringá lança programa PetLar Solidário e incentiva adoção responsável

06 MAI 2021 às 14h30
Faxina felina

Gato 'limpa' a casa e conquista a internet; veja o vídeo

05 MAI 2021 às 15h32
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados