Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Guarda responsável

Dezembro Verde alerta contra o abandono de animais; entenda

Folhapress
21 dez 2020 às 15:37
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Abandonar ou maltratar animais é crime previsto em lei federal no Brasil. Ainda assim, são recorrentes os casos. Para conscientizar tutores e incentivar a guarda responsável, a campanha Dezembro Verde ocorre neste mês.


Não há estatísticas oficiais, mas a última estimativa da OMS (Organização Mundial da Saúde) apontava mais de 30 milhões de cães e gatos em situação de abandono no país.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Nas ruas, esses animais sofrem com fome, exposição ao tempo, doenças e risco de atropelamentos. São traumas que interferem no bem-estar mental e comportamento do bicho, afirma a veterinária Cristiane Pizzutto, presidente da Comissão Técnica de Bem-estar Animal CRMV-SP (Conselho Regional de Medicina Veterinária de São Paulo).

Leia mais:

Imagem de destaque
Nesta sexta

Londrina terá ação educativa com crianças para combater a violência contra animais

Imagem de destaque
Nova pesquisa

Amantes de pets, londrinenses gastam, em média, R$193,30 mensais com cãozinho

Imagem de destaque
ExpoPet

ExpoLondrina permite entrada de animais domésticos pela primeira vez

Imagem de destaque
5 de abril

Dia do filho: saiba por que os pets estão sendo considerados membros da família


Mas há também prejuízos à saúde pública. "O abandono impacta diretamente na vida das pessoas, pois animais nas ruas causam acidentes de trânsito, prejudicam o turismo e afetam a saúde pública -devido às doenças que afetam tanto humanos quanto animais", afirma a veterinária Rosangela Gebara, que integra a comissão.

Publicidade


POR QUE DEZEMBRO?


Neste 2020 da pandemia, ONGs registraram mais pessoas interessadas em adotar animais, mas o abandono e os maus-tratos também cresceram.

Publicidade


Mas, tradicionalmente, o fim do ano é o período em que casos de abandono aumentam exponencialmente, em meio a festas e férias.


"Acontece de famílias deixarem seus animais nas ruas, isentando-se da responsabilidade quando vão se ausentar para as viagens de férias e festas de fim de ano", afirma Cristiane.

Publicidade


MAUS-TRATOS É CRIME


Maus-tratos a animais pode ser punido pela Lei de Crimes Ambientais. No final de setembro, a chamada lei Sansão, sancionada pelo governo federal aumenta a pena para quem maltratar cães e gatos, especificamente, e prevê prisão para o agressor.

Publicidade


Denúncias sobre abandono ou maus-tratos podem ser feitas pelo 190 para a Polícia Militar - alguns estados têm unidades especializadas de meio ambiente ou proteção animal- ou disque-denúncias específicos nos estados.


O denunciante deve reunir a maior quantidade de provas possíveis -como fotos, vídeos, imagens de circuitos de condomínios, áudios.

Publicidade


QUER UM ANIMAL EM CASA?


Ter um animal de estimação é assumir responsabilidade de cuidar do pet por toda sua vida. Antes de adotar ou comprar é preciso avaliar pontos como disponibilidade da família, condições financeiras, espaço.

Publicidade


Segundo o CRMV-SP, o candidato a tutor deve se fazer os seguintes questionamentos:


- Todos na família estão de acordo com a presença do animal?


- O animal terá onde ou com quem ficar quando o tutor for viajar?


- O animal terá um espaço adequado para dormir e brincar?


- O tutor terá tempo para fazer passeios e dar a atenção diária que o animal requer?

- Haverá condições de levar o animal regularmente ao médico-veterinário?


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade