30/09/20
PUBLICIDADE
Campanha educativa

Dia do Protetor de Animais com muito para comemorar em Londrina

Vivian Honorato/N.Com
Vivian Honorato/N.Com


O Dia do Protetor de Animais, celebrado nesta segunda-feira (10), oficialmente visa ressaltar a importância do protetor para a saúde pública e para a promoção dos direitos dos pets. Para comemorar a data, a Prefeitura de Londrina lança uma campanha educativa para divulgar a importância da guarda responsável, por meio de um vídeo que começa a circular nesta segunda nas redes sociais de Secretaria do Meio Ambiente e do Município. E bem mais do que isso: haverá toda uma movimentação para que o londrinense entenda o que leis e projetos criados pelo prefeito Marcelo Belinati fizeram pelos pequenos animais nos últimos anos.


Começando pelo vídeo: ele conta a história real de um cachorrinho chamado Biriba, que sofreu um atropelamento na rodovia entre Londrina e Cambé, sofrendo uma grave lesão em sua coluna. Ele foi resgatado e operado no Hospital Veterinário da Unifil e hoje está bem, se recuperando das cirurgias, e espera uma adoção.

"Todo animal sente frio, dor, felicidade e gratidão. Todo animal deve ser muito bem tratado e devemos promover a eles o bem-estar, que significa cuidar dele com carinho, nunca abandá-lo, como foi o caso do Biriba, e ter a responsabilidade de alimentar, vacinar, e promover um ambiente adequado para que ele se sinta feliz”, ressaltou Mariana Cosenza, coordenadora do Hospital Veterinário da Unifil, no vídeo lançado pelo Município.

Avanços

A prefeitura de Londrina tem desenvolvido diversas políticas de proteção aos animais, que envolvem desde a regulamentação, a fiscalização e a punição das práticas capazes de ocasionar maus-tratos, até ações educativas que visam ressaltar a importância da proteção a eles e de controle populacional de cães e gatos. O secretário municipal do Ambiente, José Roberto Behrend, contou que a produção faz parte das ações de Educação Ambiental. "Fizemos alguns vídeos e o que está sendo lançando hoje é focado na promoção do bem-estar do animal, do cuidado com carinho e atenção, e da importância dos seus protetores”, disse.

O secretário ressaltou que ao logo do tempo, dentre as diversas políticas públicas voltadas à proteção ao meio ambiente, as ações diretamente relacionadas à proteção animal são demandas que vêm recebendo importância e atenção pela primeira vez dentro do Município de Londrina. "A criação e aperfeiçoamento de diversas políticas, como a criação de uma diretoria específica para o cuidado aos animais, a instituição do Fundo de Proteção Animal, criação de um Banco de Ração e Cadastro de Protetores, seja através de entidades ou independentes, bem como de famílias que estejam em situação de vulnerabilidade, que precisam do auxilio do poder público, são exemplos de políticas que visam à garantia do bem-estar aos animais”, disse.

Castração

O secretário também enfatizou a implantação do Castramóvel: Programa Municipal de Controle Populacional de Cães e Gatos, que começou a funcionar no início de março deste ano, sob coordenação da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a SEMA, com o objetivo de proporcionar qualidade de vida aos animais e evitar a sua reprodução descontrolada. Por meio do programa, 3.021 cães e gatos passaram por procedimentos de esterilização, além de terem recebido microchipagem, utilizada para identificar o animal.

Os beneficiários diretos e indiretos desse programa são as famílias em situação de vulnerabilidade social, protetores voluntários e Organizações Não Governamentais. O serviço atende as famílias que recebem até três salários mínimos, gratuitamente. Até a medicação do pós-operatório é fornecida sem nenhum custo. O programa foi regulamentado por lei municipal, de autoria da vereadora Daniele Ziober, e sancionada pelo prefeito Marcelo Belinati.

Incentivo a Adoção de Animais

A Prefeitura de Londrina, por meio da Diretoria de Bem Estar Animal, incentiva a posse responsável de animais através da adoção e de lares temporários. Muitas vezes, animais resgatados por maus-tratos precisam de um lar temporário, que dê a eles muito carinho e atenção para sua recuperação até encontrar uma família. Assim, animais como o Biriba, mostrado no vídeo, podem ser adotados. Os interessados devem preencher um formulário de intenção de acolhimento de animal, no portal da Prefeitura. (clique aqui).

Banco de ração

O Programa Banco de Ração é uma política pública inédita no Município de Londrina, implantada em 2018 com o objetivo de captar doações de produtos e gêneros alimentícios, bem como de roupinhas, remédios, coleiras, guias, casinhas, caixas de transporte, brinquedos, produtos de limpeza e utensílios diversos para os animais, para doá-los à ONG, protetores independentes e famílias em estado de vulnerabilidade alimentar e nutricional que possuem animais em Londrina.

Para receber as doações do programa é necessário se cadastrar no Portal da Prefeitura (clique aqui), preenchendo os dados pessoais, sobre localidade de residência ou atuação, e outras informações referentes aos animais. O programa também foi regulamentado por lei municipal, de autoria da vereadora Daniele Ziober, e sancionada pelo prefeito Marcelo Belinati. A SEMA é o órgão responsável pela coordenação, organização e estruturação das atividades técnicas e operacionais da iniciativa.

A vereadora Daniele Ziober, presidente da Comissão de Proteção e defesa dos Animais da Câmara de Vereadores, disse que Londrina conseguiu avanços muito importantes nesta gestão. Dentre as conquistas, ela citou a proibição da queima de fogos de artifícios com barulho; a autorização da entrada de animais no transporte coletivo da cidade, bem como em táxis e ubers; o Castramóvel; o Fundo de Proteção Animal, a criação da Diretoria de Bem-Estar Animal na SEMA; o Programa Banco de Ração; a implantação do Dia do Protetor Animal no Calendário de Comemorações Oficiais do Município; o Dezembro Verde, campanha de combate de abandono de animais; o canil da Guarda Municipal; e projetos educativos voltados a conscientizar crianças da Rede Municipal de Ensino sobre o bem-estar animal.
N.Com
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Continue lendo
Entenda
Três motivos para vacinar seu pet contra a raiva
30 SET 2020 às 00h00
Saiba o que muda
Maus-tratos contra cães e gatos agora pode dar até 5 anos de prisão
29 SET 2020 às 19h33
Saúde
Veja nutrientes indispensáveis para a saúde da derme e pelo dos pets
29 SET 2020 às 10h19
Companheirismo
Adoção consciente é a melhor maneira de se evitar maus-tratos e o abandono de animais
28 SET 2020 às 15h45
Veja os vídeos!
Papagaio leva choque e é reanimado com massagem cardíaca no Metrô de SP
26 SET 2020 às 15h38
Caravana de Bambi
Elefanta indiana viaja mais de mil quilômetros até Santuário de Elefantes do Brasil
25 SET 2020 às 15h59
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados