Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Dieta balanceada

Dia Internacional do Cão Guia: cuidados e nutrição

Redação Bonde com assessoria de imprensa
26 abr 2021 às 15:04
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Dia Internacional do Cão Guia é comemorado no dia 28 de abril. Essa é uma data para celebrar animais com uma função essencial para muitas pessoas - no Brasil existem mais de 6,5 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência visual e, destas, mais de 520 mil são cegas, segundo dados do IBGE de 2010.


Apesar de a atividade ser regulamentada por lei e da alta demanda, o número de cães guia ainda é escasso no Brasil. Não existem, hoje, estatísticas oficiais, mas estima-se que sejam menos de 200 cães guia no país.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Como todo animal, o cão-guia também exige alguns cuidados especiais. É importante sempre lembrar, por exemplo, que não é adequado brincar ou passar a mão em um cão guia enquanto ele está em seu horário de trabalho. Isso pode distrair o animal e dispersá-lo de sua principal função: ajudar a pessoa cega a se locomover. A interação com o cão deve ser feita apenas com a permissão do tutor. Vale lembrar também que os cães guias têm passe livre para entrada em qualquer tipo de estabelecimento garantida por lei.

Leia mais:

Imagem de destaque
Nesta sexta

Londrina terá ação educativa com crianças para combater a violência contra animais

Imagem de destaque
Nova pesquisa

Amantes de pets, londrinenses gastam, em média, R$193,30 mensais com cãozinho

Imagem de destaque
ExpoPet

ExpoLondrina permite entrada de animais domésticos pela primeira vez

Imagem de destaque
5 de abril

Dia do filho: saiba por que os pets estão sendo considerados membros da família


A nutrição e cães guias

Publicidade


A Hill's Pet Nutrition faz um trabalho contínuo de conscientização de tutores de animais sobre os perigos de uma dieta não balanceada e do fornecimento de alimento à vontade aos pets, já que a obesidade é uma doença mais comum do que se imagina. Em uma pesquisa, realizada pela empresa em parceria com a Cão Cidadão em 2020, 41,04% dos tutores classificaram seus pets com condições corporais 7 e 9 - que, de acordo com a WSAVA Associação Mundial de Veterinários para Animais Pequenos, indicam sobrepeso ou obesidade.


Para os cães guias os cuidados não poderiam ser diferentes e a questão dos petiscos é um ponto de atenção. É importante que o cão guia desenvolva uma rotina rígida e, por isso, o animal não deve ser incentivado ou alimentado com petiscos, mas caso seja, que não ultrapasse a quantidade correspondente a 10% da necessidade energética diária. Ele deve ser alimentado apenas pelo seu tutor e em horários pré-determinados.

"A questão dos petiscos é um ponto bem importante para ser observado em qualquer dieta dos cães, justamente pela questão da obesidade. A nossa pesquisa apontou que 42,75% desses animais recebiam petiscos e guloseimas todos os dias", afirma Brana Bonder, médica veterinária. "No caso do cão guia, o cuidado tem que ser redobrado e o tutor precisa ser rígido quanto à dieta", completa.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade