Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Tóxico

Entenda por que o chocolate pode colocar em risco a saúde dos animais de estimação

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
25 jun 2020 às 09:11
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O chocolate é um alimento tóxico para cães e gatos. É muito importante que os tutores resistam aos olhares de súplica dos pets e não deem a eles um pedacinho sequer.

E mais: os donos não devem deixar chocolates em locais de fácil acesso, pois os pets podem ser atraídos pelo aroma. Além disso, é necessário orientar as crianças a não compartilharem o doce com os animais.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Todo esse cuidado é necessário, pois a ingestão de chocolate pode colocar em risco a saúde e até a vida dos animais de estimação!

Leia mais:

Imagem de destaque
Doença silenciosa

30% dos gatos com mais de 15 anos apresentam quadro de doença renal crônica

Imagem de destaque
Só para eles

Arapongas inaugura “ParCão”, espaço para lazer de pets, nesta sexta

Imagem de destaque
Saiba mais

Macacos de Nicole Bahls deram início a investigação da PF contra traficantes de animais

Imagem de destaque
Cuidados essenciais

Pet operou? Saiba o que fazer na fase de recuperação


Por que o chocolate é um alimento tóxico para cães e gatos?

Publicidade


O fígado dos cães e dos gatos não metaboliza uma substância presente no chocolate, chamada teobromina, que está relacionada à quantidade de cacau. Quanto mais cacau, mais teobromina o produto contém e, consequentemente, mais tóxico ele é aos animais.


"Isso significa que os chocolates mais escuros e amargos, que contém maior percentual de cacau, são os mais tóxicos para os animais. No entanto, o chocolate ao leite e o branco também fazem mal e não devem ser oferecidos aos pets”, explica Flavio Silva, médico veterinário e supervisor de capacitação técnico-científica da PremieRpet®.

Publicidade


Quais são os efeitos colaterais do chocolate nos animais?


Como a teobromina não é metabolizada pelo organismo do animal, ela pode causar aumento de contrações musculares, excitação nervosa, micção em excesso, elevação da temperatura corporal, respiração acelerada, taquicardia, vômitos e diarreia. A gravidade do quadro varia de acordo com a quantidade ingerida e, apesar de raros, alguns casos podem ser letais.

Publicidade


Quais os riscos para a saúde do animal?


Apesar dos casos letais serem raros, existe alta incidência de indisposições gastrointestinais, especialmente em animais pequenos e jovens, devido à quantidade de toxina em relação ao peso do pet. Além do risco de intoxicação e do mal-estar, o chocolate pode acarretar em outros males ao organismo do animal, como a obesidade e suas complicações.

Publicidade


Prevenir é a melhor conduta


Prevenir é a palavra de ordem, então é importante ficar atento e não deixar ovos e bombons em locais acessíveis a cães e gatos. Eles podem se sentir atraídos pelo cheiro, pela embalagem e "roubar” sem que os donos percebam. Além disso, é fundamental orientar as crianças para que não dividam o doce com o animal de estimação.


"Para agradar os pets, o recomendado é fornecer petiscos apropriados e nutricionalmente balanceados para eles”, orienta Flavio.

Importante: em caso de ingestão acidental do chocolate, o animal deve ser avaliado por um médico veterinário.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade